Esta é a famosa Dieta da Proteína: veja como fazer

As festas chegam e, com elas, chegam os quilinhos extras, cuja conta fica pelos doces e guloseimas maravilhosas, não é?

Sabe como perder 14 kg em 10 dias? Dieta do ovo!

Secar em 72 horas? É possível! Veja só!

Pois saiba que, sim, é possível fazer uma dieta gostosa logo depois das festividades, tanto para perder o peso indesejado quanto manter a saúde em ordem. E hoje vamos ensinar como fazer a famosa dieta da proteína, que promete eliminar o peso extra e ainda deixar a saúde em dia.

O que é a dieta da proteína?

A dieta da proteína é aquela em que, por um determinado período, se faz uma altíssima ingestão de proteínas (tudo aquilo que for de origem animal vale:

  • carne,
  • ovo e derivados do leite estão incluídos) e
  • baixa ingestão de carboidratos (pães, massas, batata, arroz e demais cereais estão devidamente cortados desta dieta).

Por que a dieta da proteína nos ajuda a emagrecer?

Por duas principais motivações:

A primeira é que a proteína produz maior sensação de saciedade, precisando, por fim, comer menos para se sentir satisfeito. A segunda razão é que, como se dá a redução substancial do consumo dos carboidratos, a pessoa que se submete a este tipo de dieta acaba por consumir quantidade menor dos açúcares presentes neste tipo de alimento.

Assim, por atuar nessas duas frentes, acaba sendo uma dieta de baixo consumo calórico simples e de elevado consumo de alimentos mais complexos, que demoram mais para o organismo digerir, fazendo “efeito” por mais tempo a sua sintetização.

Também existe outra boa notícia para quem pretende mesmo seguir essa dieta:

Como o corte de carboidratos é feito integralmente, a pessoa que se submete a esta dieta acaba por produzir mais corpos cetônicos, já que o que fornecia energia para o corpo funcionar – logo os carboidratos – acaba por deixar de ser ingerido. Assim, com a maior quantidade de corpos cetônicos produzidos, o organismo passa a consumir a gordura corporal, que teria a mesma função que os carboidratos:

Manter o corpo em funcionamento. Outra função interessante desta dieta é permitir que o corpo desinche, já que a ingestão de carboidratos também aumentam a retenção hídrica do corpo. Assim, ao deixar de consumir, o corpo passa a desinchar.

E a dieta da proteína tem outros benefícios?

A parte interessante dessa dieta é que o emagrecimento que ela causa é muito rápido, uma vez que não só faz com que o corpo desinche e produza as reações necessárias. Ela também é responsável pela introdução de alimentos saudáveis, como legumes e verduras e frutas a vontade, ao mesmo tempo que, ao reduzir os carboidratos, livra o corpo dos temidos triglicerídeos e colesteróis ruins.

E como a pessoa que participa desta experiência emagrece em meses aquilo que levaria anos para perder de peso, acaba por manter-se na faixa ideal, consumindo os alimentos corretos até mesmo depois que supera a fase de adaptação, uma vez que o objetivo dela não é só fazer com que se perca peso, mas, sobretudo, fazer com que o indivíduo se alimente de forma mais adequada quando retira do cardápio aqueles tipos de alimentos ricos em açúcar, que trazem também prejuízos além da balança.


Publicado

em

por