Horta vertical e suspensa com garrafa pet e bambus – VÁRIAS FORMAS

Já pensou em tirar do seu jardim tudo aquilo que você quiser colocar no seu prato na hora de comer uma saladinha? Eu sei que parece um destes projetos, mais um destes sonhos que a gente não chega nem perto de concretizar, mas quando você ouve “você é exatamente aquilo que você come” não te bate uma preocupação por nem sempre saber o que, efetivamente come?

Como fazer um jardim pequeno em casa?

Veja como fazer um jardim vertical e suspenso para a sua sala

Já pensou no tanto de agrotóxicos e produtos de origem duvidosa você deixaria de colocar sobre a mesa com quem divide o alimento com a sua família? Já pensou na economia que isto proporcionaria e no tanto de coisas legais que vocês poderiam fazer juntos eliminando este intermediário perigoso que se esconde sob o título de coisa que banca saúde?

Ah, você não tem espaço? Não tem tempo? E se eu te disser que é possível fazer uma horta sem ocupar espaço e sem investir horas preciosas da sua semana para cuidar dela? E se eu te disser que é mesmo possível ter uma vida saudável aí, bem aí na sua casa?

A gente traz esta dica por duas razões bem importantes: a primeira delas, já posta, é esta de que, sim, é possível comer bem, com saúde e sem gastar muito. A segunda é que ao fazer este tipo de projeto que reutiliza materiais que seriam descartados – como os bambus que fazem toda a sustentação da horta – ainda garantimos que o que viraria mais lixo acabe se tornando algo realmente útil para o mundo.

Assim, neste projeto, buscamos ideias – e foram MUITAS ideias – para criar uma horta que fosse prática de fazer e que realmente funcionasse. E depois de muito ler e pesquisar, descobrimos que a melhor forma de fazê-la é utilizando bambus grossos, fazendo cortes em sua parte superior, para, desta forma, ter casinhas individuais para cada plantinha.

Aqui, podemos tanto fixar pedaços de bambu em pallets e deixar que eles sejam regados um a um, e conforme forem esgotando a água, que passem também a regar as outras plantinhas indiretamente, ou ainda criar uma estrutura completa com pedaços grandes de bambus que façam desde o suporte de base até mesmo a composição com os possíveis vasos feitos com pedaços dele cortados, a fim de fazer orifícios.

Outra forma é cortar o bambu ao meio, tal como faria uma telha. Nesta, no entanto, é importante fazer pequenos furos em sua base para permitir que a água esgote, sem deixar a terra muito úmida –  o que pode causar o apodrecimento gradual das raízes do que estiver ali plantado, comprometendo de forma definitiva a qualidade das suas verduras, legumes e temperos.

E se você também usasse aquelas garrafas de refrigerante? Desrosqueando suavemente a tampa e fazendo-as de vasinhos, você também consegue prendê-las em um suporte feito com pallets, a fim de ter também uma horta suspensa super funcional e sem utilizar todo o seu espaço disponível!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Curta no Facebook:

Comentários

comentários