Decoração: Jardim embaixo da escada

Considerada como área morta, o que fazer com a região que fica embaixo de uma escada interna na casa? É uma pergunta comum que pode fazer parte de boa parte das pessoas que estão na luta por construir um canto para chamar de seu.

Veja dicas de como fazer o seu jardim suspenso em casa

Passo a passo de jardim vertical para fazer em casa

Como não é um lugar que está sempre em evidência e sendo vista, é uma região complicada de se decorar, mas ao mesmo tempo é uma região suscetível a ser aquele canto da casa em que as coisas que ninguém sabe mais onde colocar irão ficar. É por conta disso que hoje trazemos esta dica sensacional para vocês: como criar um jardim embaixo da escada que tenha a sua cara e a cara da sua família.

Antes de qualquer coisa precisamos entender um pouco a lógica de um jardim interno: nunca tenha plantas de raízes tipicamente profundas, sob pena de ter o seu piso destroçado por suas raízes. Sim, como as planas sempre irão buscar espaço para crescer, é possível que elas simplesmente atravessem o seu piso a fim de encontrar alimento e espaço. E como você não ter este problema, vale a pena investir de antemão em espécies que tenham raízes curtas. Embora hajam formas de controlar o crescimento da raiz de uma planta, é importante ter em mente que eles são específicos para jardim e que no espaço interno podem causar tanto mal como qualquer outra planta.

Agora, ao sentar para planejar seu jardim, não foque apenas nos custos de mão de obra e também na montagem do seu jardim, pois, se você investiu nele, precisará também ter alguma reserva financeira para fazer as suas manutenções periódicas, que perpassam o ato de regar e limpar-lhe as folhas, além de, claro, deixar sempre o lugar em que o jardim está limpo, sem folhas mortas e com sua arrumação em dia.

Quer ideias?

  • Plante suas hortaliças favoritas e sempre tenha à mão uma mini horta para quebrar aquele galho em dias que não dá tempo de ir ao mercado. Você só precisa ficar atento com a iluminação do lugar para evitar que com o tempo as plantas percam sua fonte de alimentação e acabem morrendo.
  • Você também pode, caso goste, montar ali um recanto para seus bonsais. Para ter e manter um, basta que você siga de forma atenta os passos que estão descritos sempre em sua embalagem. É importante seguir atentamente porque cada planta exige cuidados específicos desde o começo da sua vida e até ao fim dela. Caso haja espaço perto do seu jardim de bonsais, introduza uma cadeira delicada e bem relaxante. Use tons de vermelho, preto e verde em suas cores.
  • Se a sua coisa é com a otimização de cada espacinho da sua casa, aproveite para introduzir algumas prateleiras, que podem hoje servir como suportes variados para suas plantinhas (e formando estão uma espécie de jardim suspenso) como também pode ser útil para organizar qualquer coisa que esteja também sem aquele canto específico da casa.