Saiba se livrar de herpes labial de maneira rápida e natural

A herpes é uma doença infectocontagiosa muito, muito comum mesmo, transmitida de forma direta, por contato pessoal direto, como, por exemplo, ao beijar na boca uma pessoa que está com ela ativa.

Conheça as superfrutas e os benefícios que trazem para a nossa saúde

Veja receitinhas para fazer com gengibre e potencialize os seus benefícios

Uma das formas de diagnosticar a herpes labial é através do tipo da lesão que ela causa, uma vez que é tipicamente uma pequena bolha cheia de líquido, quente, de coloração muito avermelhada, que quando explode acaba se tornando uma ferida fria. Ela tanto pode se espalhar quanto pode desaparecer rapidamente.

Anualmente, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas no Brasil contraem e são diagnosticadas com herpes, o que faz ser categorizada como uma doença muito comum.

O tratamento, no entanto, nem sempre é simples, uma vez que geralmente se trata o episódio de forma isolada e não sistêmica, a fim de prevenir o aparecimento de novas lesões, até por se tratar de algo que depende, igualmente, do sistema de vida, dos hábitos de saúde mental e física.

Hoje muito se especula na medicina holística e natural possíveis formas de evitar o aparecimento ou reincidência de novas lesões, uma vez que existem formas encontradas na natureza tanto de fortalecer o sistema imunológico quanto de tratar a infecção uma vez instaurada.

1 – Alcaçuz

A raiz do alcaçuz é originária do Oriente e Europa Meridional e já vem sendo utilizada há muitos anos no tratamento de diversas doenças por possuir diversas aplicações em seus tratamentos, relatados até mesmo em papiros egípcios.

Como o alcaçuz tem propriedades antiulcerosas, é interessante utilizá-lo quando a ferida já estiver no ponto de “ferida fria”, isto é, depois que a bolha tiver estourado. Seu extrato evitará a propagação do vírus, fazendo com que ela cicatrize mais rápido também.

2 – Óleo de menta

Já o óleo de menta tem uma função um pouco diferente da encontrada no alcaçuz. Ele produz uma desobstrução das vias aéreas, de forma que o afetado pela herpes labial possa respirar de forma mais satisfatória pelo nariz. Isto é importante porque a respiração bucal faz com que os lábios fiquem muito ressecados, impossibilitando que o acometido trate as feridas de forma correta.

3 – Óleo de árvore do chá (tea tree)

O óleo de tea tree é popularmente conhecido por suas propriedades cicatrizantes e antifúngicas. Assim, aplicando regularmente sobre as feridas, auxiliará no processo de cicatrização das mesmas e ainda evitará possíveis marcas e cicatrizes, uma vez que seu alcance é profundo.

4 – Leite

Uma das formas mais acessíveis no tratamento da herpes labial é o uso do leite gelado. Deixe-o da noite para o dia na geladeira e vá aplicando ao longo do dia na ferida com o auxílio de um cotonete que deve ser trocado a cada aplicação, a fim de evitar a contaminação do restante do leite. Isto irá proporcionar sensação de alívio, tanto na coceira quanto no ressecamento da região.

5 – Água oxigenada 3%

A água oxigenada de 3% costuma ser sempre indicada para qualquer tipo de ferimento ou ulceração de pele, uma vez que tem por objetivo destruir a bactéria ou vírus que se instala no local criando a infecção. Assim, auxilia o processo natural da cura, uma vez que interrompe a ação danosa.

6 – Alho

Como as bactérias acabam se instaurando no tecido já danificado ao redor da boca, o alho pode ser um grande auxiliador do processo de cicatrização, uma vez que tem propriedades importantes antibactericidas.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

1 Star
Loading...

Comentários

comentários

Uma resposta para “Saiba se livrar de herpes labial de maneira rápida e natural”

  1. Berenice disse:

    toda informação e benvinda pois esse problema atinge milhões de pessoas.
    As dicas são válidas sim.
    o Aciclovir. é vendido e sem receita.
    mas as vezes estamos sem grana.
    vale e muito.