Dicas para você vender seu artesanato pela internet

A internet, sem dúvida, revolucionou a forma com que trabalhamos, nos comunicamos, aprendemos e ensinamos e agora também pode ser o espaço que irá proporcionar uma revolução na forma de vender, comprar e divulgar a sua produção artesanal.

Veja como aumentar e manter suas vendas com artesanato

Veja grandes dicas para aumentar suas vendas com artesanato

Existem muitas maneiras de comercializar seus produtos, desde sites específicos, dedicados exclusivamente à produção artesanal até os classificados, redes sociais em grupos específicos e até um site para que você comercialize, converse e proceda com os pagamentos diretamente com o seu cliente, sem qualquer tipo de intermediário.

Quais são as melhores formas de vender artesanato pela internet?

Elo7

O Elo7 é um portal criado em 2008 para suprir a demanda por divulgação de vários artesãos. Ele tem a especificidade de só reunir trabalho artesanal, então é o lugar em que podemos encontrar e vender tudo aquilo que quisermos testar, até mesmo a aceitação do público sobre o nosso trabalho. É uma ótima forma, portanto, de começar.

É legal porque, apesar de uma pequena comissão que o Elo7 cobra, acaba intermediando toda a parte de pagamento e processamento de pagamento. Então é só produzir que ele cuida do resto.

Para fazer seu cadastro é bem simples: basta acessar o site, clicar em “quero vender” e depois preencher todos os campos de dados pessoais corretamente. A parte interessante é que eles disponibilizam o espaço gratuitamente e você só tem, teoricamente, despesas quando passar a vender seus produtos.

A parte legal é que toda a loja é personalizável. Você pode sempre acrescentar banners e outros elementos de design. Outra coisa que também garante acessos, é manter títulos atraentes, mas sem esquecer da qualidade das fotos que você precisa ter de todos os seus produtos. É interessante caprichar na captura de detalhes de acabamento e outras peculiaridades do seu trabalho que fazem dele algo único.

Br Artesanato

De forma bem semelhante ao funcionamento do Elo7, o Br Artesanato, criado ali em 2009, é um portal que trata exclusivamente da promoção e da valorização do artesanato e da arte.

Pode não ter a mesma quantidade de usuários que o Elo7, mas é também uma forma de comercializar seu artesanato de forma mais simples. É possível que você crie seu espaço e use sua própria arte digital para personalizá-lo, criando também categorias de cada um dos seus produtos, adicionar suas imagens e ainda descrever cada um.

Mercado Livre

O Mercado Livre foi a primeira solução para o comércio eletrônico aqui no Brasil, permitindo que pessoas comprassem e vendessem seus produtos pelos valores que assim desejassem. Desde então, com 95 milhões de usuários cadastrados, é uma plataforma que cresce diariamente a fim de promover este tipo de compra.

Ele é inteiramente gratuito, e você pode anunciar seus produtos ali da forma que melhor quiser. Seus usuários (tanto compradores quanto vendedores) são sempre avaliados, deixando também as suas transações mais seguras. A comissão do ML, no entanto, pode chegar até a 16% do valor final do produto.

Ele é altamente personalizável, então você pode criar toda a estrutura da sua página para deixá-la convidativa a todas as pessoas que desejarem negociar contigo.

Facebook

O Facebook é uma rede social muito conhecida e também muito utilizada para fins comerciais, tanto pela diversidade dos seus usuários quanto pela quantidade.

Você pode criar uma fanpage ou álbuns em seu perfil para divulgar seus produtos, bem como detalhá-los em um nível de complexidade bastante aceitável.

Também pode participar de grupos destinados a troca de informações e até mesmo grupos de vendas.

QueBarato e Olx

Já estes dois sites de classificados online, por mais que não pareçam, podem ser também uma ótima forma de divulgar seus produtos. A ideia é que você deixe seus contatos e descreva de forma breve em quais são as artes que você tem mais habilidade. Depois é só aguardar o retorno dos interessados.

Loja virtual

Agora, se você quer apostar em uma forma mais profissional de vender seus produtos, a criação da loja virtual parece ser a melhor forma.

Criando uma página a partir de uma plataforma de e-commerce, você pode gerenciar de forma mais complexa toda a sua loja, criando um design específico, gerenciando relatórios de venda e tudo mais.

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma das plataformas de e-commerce disponíveis atualmente e possui diversas formas de utilização.

Ela garante que você tenha seu próprio domínio e ainda integre suas contas de redes sociais, deixando assim tudo mais acessível e orgânico.

E o melhor: conta com planos de acesso que cabem no seu bolso.

Comentários

Uma resposta para “Dicas para você vender seu artesanato pela internet”