Veja porque é arriscado beber a água que você deixa ao lado da cama de um dia para outro

A água é uma das bebidas mais preciosas do mundo. É um dos líquidos mais abundantes do mundo.

Tomar água é um hábito que se tornou muito comum na rotina das pessoas. Uma preferência bem desejada pelos nossos pais e avós, por exemplo, é o tradicional hábito de deixar água do lado da cama na hora de dormir.

Mas isso tem certo perigo.

  • O que será que acontece quando a gente deixar água do lado da nossa cama no momento de descanso da noite? Que problema é esse que pode acontecer?

Confira agora:

Nós temos o costume de levar uma garrafinha de água para deixá-la ao lado de nossa cama, à noite, na hora de dormir.

E muitas vezes acordamos de madrugada para bebermos um pouco dessa água. Até porque acordamos com sede e levantar até a cozinha para bebermos, poderá nos tirar o sono.

Mas uma informação nos deixou preocupados

  • Esta aparentemente inofensiva garrafinha de água, ou até mesmo um copo, como muitos fazem, representa uma ameaça à nossa saúde.

E quem está dizendo isso é nada mais, nada menos que um dos maiores especialistas sobre a água no mundo: O Dr. Kellogg Schwab, do Instituto da Água da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Segundo um estudo realizado pelo especialista, a água que fica numa garrafinha ao lado de nossa cama, por se manter por toda a noite e madrugada em temperatura ambiente, é atacada por inúmeras bactérias.

Em algumas, você não terá apenas água, mas um coquetel de microrganismos que podem causar diversos problemas de saúde. Por isso algumas pessoas e até crianças pequenas muitas vezes acabam por ter infecção intestinal.

O problema com os microrganismos é que eles se multiplicam e, se você não usar um recipiente novo todos os dias, vai dar a essas bactérias mais chances de se desenvolverem. E a proliferação será grande.

Cada vez que você tocar sua boca na garrafa ou copo, vai adicionar mais organismos à água.

Então, lavar a garrafa resolve?

Nem sempre.

Que tipo de garrafinha você costuma usar para deixar ao lado da cama?

Certamente uma de água mineral, não é mesmo?

Pois saiba que o problema se agrava quando a temperatura do ambiente está alta e a garrafa é de plástico.

Sabe por quê?

  • Porque os recipientes de plástico, em sua maioria, contêm uma substância tóxica chamada bisfenol A (BPA).
  • Essa substância tóxica é liberada em altas temperaturas.

Logo, a água armazenada em plástico comum fica cheia de partículas de BPA depois de uma exposição prolongada no calor. Facilitando mais ainda essa liberação.

Além disso, o Dr. Kellogg Schwab adverte que as garrafinhas de água mineral PET não devem ser reaproveitadas, pois o plástico dessas garrafas não se destina a um reaproveitamento. Muitas vezes fazemos esse erro sem nem saber os danos que estamos causando à saúde, não é mesmo?

É um material de vida útil bem curta, que não suporta lavagens e o “recarregamento” constante.

  • O BPA é um problema sério de saúde.
  • Ele é um desregulador de hormônios e, por isso, muito prejudicial ao organismo.
  • O BPA é visto com muito receio pelos especialistas e há boas razões para isso.

Pesquisas o relacionam como a causa de vários problemas, que vão de doenças do coração, passando pela destruição do espermatozoide (infertilidade masculina) até chegar ao câncer.

Em resumo, como devemos agir para evitar o problema?

Simplesmente vencer o comodismo e, sempre que tivermos sede durante a noite/madrugada, nos levantar para beber, na cozinha, direto de um bom filtro, um belo copo (de vidro e limpo) de água fresca e potável.

Assim estaremos evitando vários problemas de saúde, além de matar a sede e evitar o sedentarismo também.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Veja porque é arriscado beber a água que você deixa ao lado da cama de um dia para outro”

  1. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Mais uma grande besteira postada na internet. Água mineral em garrafa Pet são amplamente armazenadas em depósitos de supermercados por semanas e até meses sem nenhuma refrigeração. Se isso fosse ruim o FDA já teria retirado do mercado todas as garrafas Pet. Só concordo em não deixar a água em um copo destampado a noite toda pois isso sim vira depósito de qualquer microorganismo que pode ser prejudicial à saúde.

  2. Avatar de Célia Maria
    Célia Maria

    Eu estou fazendo o certo não gosto do gosto da água que fica no copo ou na garrafa sinto ancia prefiro levantar e tomar água direito do filtro ou da geladeira que também é filtrada .