Conheça esses truques simples que vão te ajudar na hora de lavar a louça.

Por ser algo tão comum na vida de qualquer pessoa, você pode até achar que já sabe tudo sobre a tarefa. Mas conhecer alguns truques capazes de tornar a tarefa de lavar a louça mais rápida e eficiente não faz mal nenhum, e sempre é bom.

Por isso hoje trouxemos algumas dicas e truques simples para você aplicar na sua rotina doméstica, que eu tenho certeza que farão a diferença no final. Confira:

limpar cozinha

ESPONJAS LIMPAS SEMPRE

Comece tomando o cuidado diário de desinfetar as esponjas que você usa para lavar a louça.

Sempre que terminar de usar a esponja, elimine qualquer resto de comida que possa ter ficado preso junto dela e lave-a, torça bem para que a maior parte da água seja eliminada e logo após deixe-a secando. Isso é importante para evitar a proliferação de bactérias e fungos na esponja de lavar louça, uma vez que elas adoram restos de alimentos e umidade.

Portanto, nunca deixe a esponja sobre a pia ou dentro de um recipiente fechado, porque assim evitará que ela seque. O ideal é deixá-la secar sobre o escorredor de louça. Se o local pegar sol, deixe próximo à janela para que seja mais rápido o processo.

Uma dica legal para desinfetar a esponja de lavar louça e garantir que nenhuma bactéria ou fungo vá viver nela é mergulhá-la em um recipiente com água fervendo por cerca de 3 minutos todos os dias.
louça suja

ELIMINE RESTOS DE COMIDA

Eliminar os restos de comida de dentro dos pratos e panelas é o que você deve fazer primeiro. Use um garfo ou toalha de papel para remover os restos de alimentos e jogue no lixo. Isso é importante e vai melhorar o seu tempo na cozinha, principalmente impedindo que você precise se preocupar com um ralo entupido, pois tira o excesso de gordura que existe na louça.

DEIXE AS PANELAS MUITO SUJAS DE MOLHO

Antes de começar a limpeza geral da louça, mergulhe as panelas muito sujas em uma bacia com água quente e detergente. Deixe de molho enquanto vai lavando os itens menos sujos, para que a água quente e o detergente consigam agir e ajudem a soltar os resíduos de alimentos e gordura das panelas, facilitando a limpeza delas.

COMECE PELOS COPOS

O ideal é começar o processo de lavar a louça dos itens menos sujos para os mais sujos, até para não ir passando gordura para os mesmos. Sendo assim, comece organizando a tarefa colocando pratos e talheres dentro da bacia ou cuba e os copos ao redor da pia. Você deve começar a lavagem pelos copos, que são os itens menos sujos, e após isso começar por outros itens até chegar nas temidas panelas. O processo inverso pode acabar tornando a tarefa mais difícil, engordurando o que antes teria sido fácil de limpar.

Uma ordem legal para seguir é essa: copos, xícaras e canecas, seguidos dos talheres, depois pratos, pires e travessas, potes plásticos e, por fim, panelas. Os potes plásticos também podem ficar após os copos, pois eles sugam muita gordura ao lavar, então se a esponja estiver com alguma sujeira, com certeza eles ficarão mais difíceis de lavar também.

talheres

ECONOMIZE ÁGUA E DETERGENTE

Desligue a torneira enquanto estiver ensaboando a louça. Outra dica é ensaboar todo um tipo de louça e depois enxaguar tudo de uma vez só. Por exemplo: lave todos os copos e depois enxágue tudo de uma vez. Isso fará economizar água, além do nosso Planeta agradecer.

Os detergentes são bastante concentrados e para uma limpeza comum você pode muito bem misturar com um pouco de água. Ou seja, ao invés de encher a esponja de detergente, procure reservar um recipiente com água e adicionar dentro dele um pouco de detergente. Vá molhando a esponja dentro dele conforme vai lavando a louça.

Por isso, procure comprar um detergente de boa qualidade que vai ser mais caro, mas vai durar muito mais se souber economizar dessa forma.

desperdiçar água

PIA LIMPA

Assim que terminar de lavar a louça, realize toda a limpeza da pia. Procure lavar bem a superfície com água e sabão. Em seguida, enxágue e seque com um pano.

Além disso, procure já secar e guardar a louça, para deixar a cozinha limpa e organizada.

organizar

NÃO DEIXE PARA MAIS TARDE

O bom seria já ir lavando a louça enquanto cozinha. Ir lavando o que não será mais utilizado e assim deixar apenas algumas peças para lavar depois do almoço ou jantar.

Portanto, se for impossível lavar o item naquele momento, procure enchê-lo com água, para evitar que os restos de comida fiquem secos e grudem no utensílio, dificultando a limpeza depois.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam ter mais tempo organizando desse jeito a cozinha. Tudo é questão de prática.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4
Total de Votos: 3

Conheça esses truques simples que vão te ajudar na hora de lavar a louça.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: ArteblogEm: fevereiro 8, 2017 | Em Dicas diversas, Receitas para limpeza  |