Gravidade zero! Faça Estilosos Vasos Que Ficam De Ponta Cabeça Para Decorar Sua Casa

Muitas vezes chegamos para os amigos e familiares e comentamos que “penduramos um vaso no teto”, até aí tudo bem, mas e quando falamos que esses vasos foram colocados de cabeça para baixo? E se ainda falarmos que as plantas estão de ponta cabeça? Tudo indica que ao ouvir assim parece uma ideia maluca , mas os designers Jake e Patrick Morris desenvolveram exatamente essa técnica de vasos para serem fixados de cabeça para baixo.

A ideia é nada mais, nada menos que manter a planta e uma espécie de substrato fixo, que alimenta o vegetal e cai do mesmo. Desse modo a água das regas entra pelo fundo do vaso.

Só acredita se ver? Então dê uma olhada:

gravidade

Materiais Necessários

  • Furadeira (ou prego)
  • Abridor de Latas
  • Fita Adesiva (Silver Tape)
  • Cabide de Arame
  • Alicate com corte (para cortar o cabide)
  • 2 Filtros de Café
  • Tesoura
  • Corda Sisal (Opcional – o suficiente para “encapar a lata” dando voltas)
  • Cola Quente
  • Estilete
  • Miçangas e enfeites (opcional)
  • Terra
  • Plantinha

Modo de Fazer

Com a furadeira ou com um prego bem grosso, faça cerca de 10 a 15 furos bem espaçados no fundo da lata.

Faça furos também nas laterais. Dois buracos opostos (eles servirão de encaixe da alça do vaso).

Retire todo o fundo da lata que você acabou de furar usando o abridor. Depois, lime para tirar aqueles pedacinhos de alumínio que ficam sobrando, correndo o risco até de machucar. Retire com cuidado, pois o risco de se cortar é bem grande, por isso só pode ser feito por adultos e pessoas que saibam lidar com ferramentas.

Passe pedaços da fita adesiva ( ou Silver Tape) em torno da tampinha (que era o fundo da lata). Volte a encaixá-la na latinha de forma que a fita adesiva fique segurando essa tampinha furada que está mais ou menos a uns 3 centímetros para dentro da lata, como mostra a seguir:

Com o alicate, abra o cabide de arame. Corte um pedaço de aproximadamente 20 centímetros, dobre as pontas para criar ganchinhos e introduza-os nos dois buracos laterais.

As alças estão feitas, e agora parece que são baldinhos.

Os filtros usados no vídeo são redondos, o que não seria muito comum aqui no Brasil. Uma sugestão é comprar o maior filtro que você encontrar no mercado e você mesmo abri-lo e cortá-lo de forma arredondada.

No filtro já redondo, meça exatamente a boca da lata. Recorte esse círculo.

No outro filtro, também já redondo, recorte um círculo de 3 centímetros de diâmetro bem em seu centro. Faça uma fenda também, como a imagem mostra.

Pegue a tampinha plástica da lata de alumínio e corte um círculo de aproximadamente 5 centímetros de diâmetro com o estilete.

Chegou a hora de decorar o alumínio com sisal. Usando cola quente, dê voltas com a corda em torno da lata. Você pode colar miçangas ou fazer qualquer decoração que lhe agrade. Aqui é a sua criatividade que falará mais alto.

Com a lata decorada, abra-a e lá no fundo, onde está a tampinha colada com fita adesiva, coloque o filtro de café que você cortou na medida da boca da lata.

Agora é hora de colocar a terra e sua plantinha de sua preferência

Com o outro filtro, aquele que você fez uma fenda, “vista” a plantinha de forma que seu caule passe pelo buraco circular do meio do filtro.

Prenda o filtro nas laterais com a fita adesiva, encaixe a tampinha plástica e corte o excesso de filtro que ficou para fora.

Usando 30 centímetros do arame do cabide, faça um gancho. Este será o suporte que prenderá na alça da sua plantinha, deixando-a de ponta cabeça.

Agora é só fechar com a tampinha plástica e pendurar seu vasinho.

Para regá-lo, você deve despejar a água na parte de cima, na tampinha toda furadinha. Os filtros de café protegem a planta e seguram a terra, evitando que tudo caia.

Agora a natureza mostra o quanto ela é capaz de “passar a perna” na gravidade.

E viva a criatividade!


Publicado

em

por

Tags: