Existem paletes que você deve passar longe! Veja quais são

Vemos por aí tantos projetos que envolvem paletes que, de certa maneira, poderia ser útil oferecer uma análise mais generalizada sobre este assunto. Como quase todo mundo sabe, os paletes são muito versáteis e podem ser usados para os mais diferentes projetos.

São realmente maravilhosos e deixam aflorar a criatividade de qualquer um! Mas onde há tantas vantagens, também há desvantagens. Então, veremos os prós e os contras dos paletes de madeira.

pallet-6

Sempre falamos muito nos paletes, no que eles se transformam e viram sucesso, no entanto, achamos válido informar que a reutilização de um palete nem sempre é segura.

Existem milhares de ideias de como reutilizá-los para decoração de casas, jardins, escritórios, mas devemos ter muita precaução antes de resgatá-los das caçambas.

As pessoas quase nunca parecem levar isso em consideração, concentrando-se somente nos prós. No entanto, os paletes de madeira são ambientes propícios e bem adequados para surgimentos de bactérias, se não forem bem tratados. Portanto, é muito importante pensar antes de usar um palete para fazer um recipiente onde possa ir comida, tais como mesa ou bancada. Além do mais, podem permitir o crescimento de E. coli salmonela. Portanto, antes de sair pegando paletes em qualquer lugar, deve-se levar tudo isso em consideração!

pallet-wood-on-funky-junk-interiors-png

Além das bactérias, os paletes, por serem de madeiras, podem desenvolver fungos, se já passaram pelo lixo, então… Importante verificar a umidade, conservação. Alguns até são bem difíceis de limpar, então o tempo gasto não compensa o desgaste do trabalho.

Importante cuidar se não tem mancha de óleo, marcas de cupim, mofado e aquele aspecto muito antigo. Isso são indicações de má qualidade e de que você não precisa e nem deve levar a madeira para a casa.

Mesmo que você faça uma boa de uma limpeza na madeira, se a mesma já pegou muita chuva, provavelmente estará com mofado infiltrado.

Muitas vezes, os paletes são tratados para evitar que alguns insetos proliferem. Isso pode ser feito de duas maneiras: através da química ou do tratamento químico. O mais seguro é o tratamento químico, por isso, ao procurar por um, procure sempre por um palete com o carimbo “HT”, que quer dizer “heat treatment” (tratamento térmico).

Já o que tem a marca “DB” indica que os paletes foram tratados com “methyl bromide” (brometo de metila) que é conhecido como um pesticida poderoso. Se encontrar dessa marca, não reutilize, pois não é seguro, pelo contrário, torna-se até nocivo à saúde.

ippc-eur-epal-600x494

Se souber reutilizá-lo para projetos adequados, não terás com o que se preocupar tanto.

O objetivo do post não é fazer com que você desista dos paletes, bem pelo contrário, é para que você saiba escolher e saiba a procedência correta da madeira, para que possa tomar os devidos cuidados. Pois na verdade eles são maravilhosos e enfeitam a nossa casa como qualquer outro móvel.

Além de muitas vantagens também. O uso dos paletes de madeira, são extremamente baratos, muitas vezes são de graça, pois sempre se pega de alguém ou da rua. São fortes, resistentes, muito duráveis e versáteis. Quando danificados, facilmente são reparados.

pallet-7

E uma outra enorme vantagem: paletes podem ser reciclados. Você pode muda-lo e utilizá-lo para outros projetos maravilhosos. Nesse caso só precisará ser criativo e ter inspiração.

Ficou animado? Vamos colocar a mão na massa, ou melhor, na madeira?


Publicado

em

por

Tags: