Você nunca mais vai jogar fora embalagens velhas de suco! Saiba como reutilizá-las

Fico cada vez mais convencida que não podemos simplesmente jogar no lixo tudo que não serve mais, até porque hoje, no mundo da sustentabilidade, aquilo que muitas vezes achamos que não tem serventia alguma, se transforma em algo que surpreende não só a nós, mas a muitos que nem imaginavam que poderiam reutilizar o chamado “lixo” seco.

O bom é que hoje muitas escolas já estão ensinando os seus alunos a reutilizarem o lixo que é separado em casa. Mostram para que cada objeto serve.

Algumas até pedem trabalhos manuais com os “lixos” que são descartados em casa. Levam como tema para casa.

Assim usam a criatividade e também trabalham manualmente, tendo em vista a importância de cada item, que aos olhos, não teria valor algum.

cc2a204d17e8c7a38e99ba86808a0302

Uma das formas que temos para melhorar nosso planeta é, sem dúvida, investirmos cada vez mais na reciclagem. Esta reciclagem faz com que a cada dia utilizemos uma quantidade menor de matéria prima para produção de coisas novas, poupando assim todo o nosso meio que vivemos.

E quem trabalha com artesanato também pode contribuir com esta reciclagem, principalmente quando investe no reaproveitamento de objetos como matéria prima para os seus trabalhos artesanais, como é o caso das embalagens longa vida que usamos em nossos lares diariamente.

Com criatividade e consciência, é possível reaproveitar boa parte dos itens que jogamos no lixo, dando-lhes novas funções. Além de tudo o nosso bolso e o meio ambiente agradecem.

Potes de vidros com tampas de rosca (tipo as que estão agora na tendência Mason Jars) são uma invenção brilhante. Eles preservam coisas gostosas como geleias, doces em compotas e também ajudam a manter produtos como arroz, farinha e temperos frescos por mais tempo. Mas nem sempre é fácil encontrar um recipiente adequado para armazenar sal, açúcar ou farinha (tanto para guardar, quanto para utilizar sem desperdício). Aqui vamos dar uma dica para ajudar a resolver este problema. Bem simples, por sinal.
Vamos trabalhar com as embalagens de leite, suco, leite condensado ou creme de leite.

Estas embalagens são compostas por seis camadas, dentre elas o papelão, o polietileno e o alumínio, que são unidas entre si, garantindo impermeabilidade e proteção contra luz e oxigênio aos alimentos, e com isso eles são conservados por mais tempo.

Você vai precisar de:

  • 1 pote de vidro com uma tampa dupla
  • 1 embalagem de suco (ou outro produto como leite, chá, etc.) com tampa de rosca
  • 1 caneta ou lápis
  • 1 tesoura
  • Como fazer:

Abra a parte de cima da embalagem.

cc2a204d17e8c7a38e99ba86808a0302

Vire a embalagem de lado para que a tampa fique virada para cima e trace um círculo ao redor dela usando a tampa do pote como guia.

snap-2016-09-05-at-14-37-41

Corte o círculo com a tesoura.

snap-2016-09-05-at-14-38-16

O círculo deve caber perfeitamente dentro da tampa (deixando a parte da rosca para fora).

snap-2016-09-05-at-14-39-20

Você pode substituir o pedaço original de metal com o círculo cortado e atarraxar usando a parte vazada da tampa.

snap-2016-09-05-at-14-39-51

Graças a sua nova tampa, você pode despejar os produtos sem precisar de colher ou medidor.

snap-2016-09-05-at-14-40-24

Você vai conseguir a quantidade perfeita quando precisar. Vai deixar a abertura livre porque a rosca é maior do que as aberturas dos açucareiros comuns, e vai manter os seus ingredientes e a cozinha sempre arrumados.

Viu como é fácil e barato?!


Publicado

em

,

por

Tags: