Aprenda a fazer um belo porta-copos magnéticos com tampas!

LINDOS PORTA COPOS MAGNÉTICOS FEITO COM TAMPAS: FAÇA VOCÊ MESMO!

destaque_porta-copos_

Separamos uma dica muito legal para você que gosta de trabalhos manuais. Que tal fazer porta copos com as tampas de potes de vidros ou até mesmo de plásticos que você, geralmente, joga fora?

Isso serve também para aquelas tampas plásticas de achocolatados, leite em pó, entre outras. Podendo fazer porta copos ou descanso de mesa.

Fora que os porta copos evitam que bebidas suem em suas mesas, estraguem os seu estofados, pois o acúmulo de água pode levar à descoloração da superfície, especialmente se for de madeira. E casa que tem criança então, dificilmente se lembram de usar essa proteção.

porta-copos_01

Aqui no blog já mostramos muitas dicas de reutilização e reciclagem de produtos que iriam fora, talvez algumas não envolvesse o reuso das tampas. E muitas vezes as tampas são meras coadjuvantes nos produtos que compramos, pois quase nunca lembramos delas e acabam ficando de lado. E pensando na serventia que elas poderiam ter, encontramos um novo uso para elas também: porta copos magnéticos, que além de decorar, ocupam pouquíssimo espaço. Veja como é fácil de fazer:

MATERIAIS:

  • Tampas de vidros de conservas ou de latas de achocolatados (vai depender de qual preferir e de acordo com o número de porta copos que você irá precisar)
  • Lixa para ferro
  • Tinta spray (vai depender da cor que você preferir também)
  • Fita crepe
  • Placa de ímã (ou manta magnética). A espessura da manta não pode ser muito fina, caso contrário o ímã ficará fraco para a tampa, podendo soltar
  • Cola quente ou cola instantânea.

COMO FAZER:

  1. Com a lixa para ferro, lixa-se todas as tampas. Depois de lixadas, lave bem e seque bem todas.
  2. Com as tampas já limpas, passe uma demão de tinta spray. Deixe secar por volta de umas quatro horas. O ideal é seguir a recomendação que informa na embalagem da tinta.
  3. Com a primeira demão de tinta seca, faz-se uma “máscara” com fita crepe para criar uns desenhos na tampa e aplique uma segunda demão de tinta spray numa cor diferente.
    Deixe secar bem a segunda demão, dessa vez deixe de um dia para o outro, e retire a fita crepe.
  4. Recorte tiras de manta magnética na medida da tampa. Depois aplique cola quente (ou cola instantânea) conforme a ilustração abaixo.
  5. Por último, cole tiras magnéticas nas tampas, formando um sinal de mais (+).

porta-copos_02-1

Uma dica: Você pode tirar um pouco o excesso de cola da fita crepe antes de aplicar nas tampas formando desenhos, isso ajuda a não ficar resíduos de cola nas tampas prontas. Agora, quanto aos desenhos, basta usar a criatividade. Você pode personalizar os porta copos com frases utilizando canetas permanentes, ou formando outros desenhos com tintas, por exemplo. Pode também usar tecidos, aplicar desenhos já prontos. Basta fazer do seu gosto e vontade. Um bom efeito não vai faltar.

porta-copos_05

Usando a imaginação, as tampas também podem virar ímãs para geladeiras, murais e etc. Aqueles ímãs que servem para anotarmos os nossos recadinhos do dia a dia e que muitas vezes não temos onde deixar anotados. E pode estar aqui uma dica simples e barata.

porta-copos_04

E além de tudo o nosso planeta agradece!


Publicado

em

por

Tags: