Como saber se você tem bafo e nem percebe

É muito raro percebermos se estamos ou não com mau hálito.

Se você tentar sentir, fazendo de suas mãos o formato de uma concha, o que você poderá sentir é o cheiro de suas próprias mãos.

Isso porque o olfato dos seres humanos tem determinadas características que nos impedem de perceber um determinado cheiro, principalmente se for constante. Ocorre um processo de adaptação chamado de fadiga olfatória.

Portanto, vamos dar algumas dicas para saber se você tem bafo e não percebe.

7 sinais que você tem bafo e nunca percebeu

combata-o-mau-halito-com-nossas-receitas

No Brasil, por exemplo, 30% da população sofre com esse problema sem saber, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHa). E que em 90% dos casos se dá por erros da higiene bucal e mau uso da escova.

Pensando na ideia de que você pode ter bafo, preste atenção na matéria e nos 7 sinais dados:

1 – As pessoas tem reações suspeitas quando você abre a boca

bad-breath

Sempre reagimos estranho quando sentimos algum cheiro ruim. Com o bafo não é diferente. Então, comece a reparar se as pessoas reagem de maneira estranha quando chegam perto de você. Se isso acontecer, está na hora de procurar um tratamento para o seu hálito.

2 – Suas paqueras somem do nada

mau-halito

Você tem tudo para dar certo com alguém, mas está sempre sozinho. Uma boa aparência, uma boa conversa, um bom trabalho, uma pessoa inteligente, mas por que suas paqueras não vão pra frente? Qual o problema?
Pode estar relacionado ao problema bucal. Pense nisso!

3 – Brincadeira dos amigos

images

Comece a reparar se algum amigo faz alguma brincadeira ou piada relacionada a esse tipo de assunto. Se você perceber que sim, chegue até ele e pergunte discretamente se está tendo algum problema com o mau hálito. Se o amigo for amigo de verdade, ele irá falar sem constrangê-lo.

4 – Mesmo você não querendo, as pessoas insistem em te oferecer balas

cot-mau-halito-fev-2014

Muitas vezes as pessoas oferecem balas e chicletes por educação, mas se isso vem acontecendo com frequência, junto a colegas de trabalho, faculdade ou outros é hora de rever o assunto e se preocupar com o seu hálito, pois talvez os seus colegas estejam dando uma dica do que esteja acontecendo com você.

5 – Sua namorada(o) geralmente não gosta do beijo longo

images-1

Se o seu parceiro está evitando dar aquele beijo de cinema ou até mesmo um carinho mais próximo, pode ser que esteja sem jeito de te contar, com medo que você fique constrangido se falar a verdade. O importante é ter jogo aberto e perguntar se algo está incomodando. Até para que possa solucionar. Se perceber que há algo de errado, procure ajuda.

6 – Sua gengiva sangra com muita frequência

remedios-caseiros-para-halitose-ou-mau-halito-1

Se ao escovar ou passar fio dental, perceber que a gengiva sangra, você pode estar sofrendo de um problema chamado periodontite ou até gengivite, problemas esses que causam sangramento e mau hálito. Importante procurar ajuda de um profissional da saúde bucal.

7 – Você tem saburra

4-6

Muitas pessoas tem uma camada branca na língua, essa camada tem o nome de suburra. E pode estar ali, o sério indício do mau hálito, já que a suburra é composta por bactérias, muco e saliva, que dão origem a boa parte das halitoses. Se você tem essa camada, comece a se preocupar com o seu bafo.

E aí, você tem ou não tem bafo?

 


Publicado

em

por

Tags: