Detox de Metais Pesados

Recentemente você começou a ter náuseas, vômitos, diarreia, pressão alta, fadiga, ansiedade etc., mas ainda não descobriu o que há de errado com o seu corpo? Cuidado! Você pode estar intoxicada por Metais Pesados! Para saber como preparar alimentos Detox que possam te ajudar com isso, continue lendo a matéria.


O que são metais pesados e por que devo me preocupar com eles?

Muitas pessoas irão se identificar com essa descrição:

Você acorda todos os dias pela manhã sem muita disposição e não entende o porquê disso. É uma pessoa relativamente saudável: faz pelo menos meia hora de exercício todos os dias, come três frutas diariamente, consome pelo menos dois tipos de legumes e dois tipos de verduras no almoço e no jantar, está diminuindo o consumo de cafeína e açúcar, dorme cedo sempre que possível, tira um tempinho para você mesma durante o dia, entre outros. Mas, apesar de tudo isso, ainda não tem disposição.

Resultado de imagem para dores no corpo

O corpo também dá sinais de que algo não anda bem. Apesar da boa alimentação, você tem distúrbios digestivos bastante incômodos: dor no estômago, enjoos, vômitos, diarreias, constipações, inflamações etc. Ainda que pratique exercícios físicos, a fadiga e as dores são comuns no seu dia a dia (dor de cabeça e dor nas articulações). Os momentos de lazer não parecem impedir que seu nível de estresse vá nas alturas,nem que seu humor permaneça regulado. A memória também não anda boa e a ansiedade parece só crescer.

Se essas situações são frequentes no seu dia a dia, é hora de conhecer os possíveis vilões do seu bem estar: os metais pesados.

Nos dias de hoje, somos bombardeados por toxinas de todos os tipos imagináveis. Diariamente, nossos corpos são submetidos a um ataque de produtos químicos perigosos, vindos de coisas que raramente prestamos atenção.  Como exemplo temos a poluição do ar, os plásticos, os produtos de limpeza industrial e os  produtos químicos. Essas toxinas estão nos alimentos, na nossa água e em boa parte dos lugares que frequentamos, como nossa casa e trabalho.

Os sintomas supracitados podem indicar a contaminação por um grupo específico de toxinas: os metais pesados tóxicos. Estão entre eles o mercúrio, o cádmio e o chumbo.  Esses metais representam uma grande ameaça à nossa saúde e bem-estar.

Embora a intoxicação por metais pesados seja bastante comum, ela não é comumente diagnosticada. Isso ocorre pois a intoxicação tem sintomas comuns à outras doenças, sendo difícil o seu diagnóstico.

Para evitar que essa intoxicação se transforme em doenças mais graves, é importante que o consumo de alimentos naturais, que agem como Detox desses metais, seja diário.


Como ocorrem as contaminações por metais pesados?

A seguir, falaremos possíveis formas de deixar essas toxinas entrarem no seu corpo.

  • Mercúrio: contato direto com mercúrio, com interior das lâmpadas e pilhas, com a água contaminada por mercúrio; além de alguns tratamentos dentários.
  • Cádmio: está presente em vários tipos pedras, assim como no carvão. Também é encontrado em cigarros, pilhas e plásticos de alguns brinquedos.
  • Chumbo: pode ser encontrado em toda parte. Na natureza, devido a ser muito utilizado pela indústria (e descartado de forma errônea) e em objetos como, canos de água, pilhas e tintas de parede, por exemplo.

Quais são os alimentos Detox para metais pesados?

Resultado de imagem

 

  • Alho: O  consumo de alho é extremamente efetivo na desintoxicação do organismo. Isso acontece pois o alho fortalece o organismo e  aumenta a sua  capacidade de produzir glóbulos brancos. Os glóbulos brancos são a defesa do organismo, portanto, ajudam a destruir causadores de doenças.
  • Coentro: O consumo de coentro ajuda na desintoxicação, pois ele é rico em vitaminas A e K e em menor medida a vitamina B, C e E. Além disso, possuem ação quelante (inativam a ação dos metais pesados no organismo).  Não há uma dose recomendada de coentro a ser diariamente, mas é recomendado o  aumento de seu consumo.
  • Beterraba:  As vitaminas presentes na beterraba (B3, B6, C e beta-caroteno) estimulam o aumento da produção de bílis, um produto de limpeza natural do corpo. Além disso, o consumo faz bem ao fígado e fornece ao corpo cálcio, zinco, magnésio e ferro.
  • Água: o consumo de água é importante para manter o corpo em perfeito funcionamento. É importante beber minimamente dois litros de água por dia.

 


Receitas para ajudar na desintoxicação:

Caldo de Alho

Resultado de imagem para sopa de alho

Ingredientes

  • Ervas desidratadas para temperar
  • Seis dentes de alho
  • 1/4 de uma cebola média
  • Uma cenoura
  • Uma batata pequena
  • Alguns talos de aipo
  • 1/2 repolho médio
  • Sal e pimenta
  • 3 colheres (sopa) de cream cheese

Modo de preparo

  1. Pique todos os em cubinhos e coloque em uma panela junto aos dentes de alho, as ervas e um fio de azeite.
  2. Deixe dourar por alguns minutos e coloque água fervente até cobrir.
  3. Quando os ingredientes estiverem cozidos, bater no liquidificador ainda quente com o cream cheese e voltar para a panela.
  4. Ao servir, coloque um pouco de cebolinha fresca e picadinha para dar um gostinho especial.

Salada de Beterraba com Laranja

Receita do site Aqui na Cozinha.

Igredientes

  • 2 beterrabas cozidas (de preferência fria)
  • 2 laranjas
  • 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã
  • 1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • Sal, salsinha  e cebolinha a gosto

Modo de Preparo

  1. Cozinhe as beterrabas, deixe esfriar, descasque e pique em pedaços não muito pequenos.
  2. Descasque as laranjas, tirando a parte branca.
  3. Corte as laranjas, desprezando o miolo.
  4. Em uma saladeira coloque a beterraba picada e tempere com o vinagre,  o azeite e o sal.
  5. Misture delicadamente a laranja picada. Não misture muito senão a beterraba vai tingir toda a laranja e fica visualmente feio.
  6. Deixe uns pedaços de laranja para enfeitar a salada.
  7. Deixe a salada, por alguns minutos, na geladeira antes de servir.

E aí, o que achou das dicas e informações? Nos conte nos comentários.

Comente, também,  a sua opinião sobre o assunto abordado. Além disso, não se acanhe em sugerir novas ideias e sugestões de matérias que gostaria de ver aqui no site.

Temos também uma página do Facebook, já nos curtiu lá? Não? Então não perca tempo.

Uma ótima semana 😉


Publicado

em

por