6 piadas que indicam que você pode ter doença mental

O ser humano é rico em subjetividades. Elas estão no nosso jeito de falar, no jeito de andar, nos gestos, nos relacionamentos interpessoais e até mesmo no nosso senso de humor. Algumas são boas, como quando nossas pupilas dilatam na presença da pessoa amada, outras nem tanto. Alguns especialistas estudam, por exemplo, como pequenos gestos podem revelar que alguém está mentindo, quando está tentando manipular outras pessoas, quando uma pessoa está com medo, entre outros.

Resultado de imagem para risada estranha famosos

O senso de humor também pode dizer muito sobre a personalidade e o caráter de uma pessoa. Além disso, pode dizer se o indivíduo tem algum distúrbio mental.

Quer saber se o seu senso de humor esconde algum sintoma desses distúrbios? Então continue lendo essa matéria.


6 – Adora trocadilhos? Cuidado, pois você pode ter danos cerebrais

Resultado de imagem

Se você adora ler ou criar trocadilhos, provavelmente ri todas as vezes que entra na internet, pois há diversos destes nessa terra sem leis. Mas cuidado, pois você pode ter um distúrbio mental chamado Witzelsucht.

Essa palavra estranha é originária da língua alemã e é utilizada para designar aqueles indivíduos que adoram um gracejo, uma piadinha ou até mesmo trocadilhos que não fazem ninguém rir. Essa conduta geralmente causa a sensação de  “vergonha alheia” nos amigos da pessoa portadora, e está relacionada com a lesão do lobo frontal do cérebro.

Embora a doença mental não tenha cura, tratamentos psicológicos ajudam a diminuir e estabilizar os sintomas mais desagradáveis.

5 – Tem dificuldade em detectar sarcasmo? Vish… Pode ser os primeiros indícios de demência

Resultado de imagem

Sabe aqueles dias em que tudo dá errado? Você tem um compromisso importante e não encontra nenhuma roupa limpa, seu cabelo está uma desgraça e nem mesmo tempo de se maquiar você tem? Então, nesses dias, provavelmente irá ouvir  frases assim “Nossa, como você está bonita”, “wow, que penteado moderno, quero o nome do cabeleireiro!”, “Usar meias diferentes tá na moda agora?”, entre outras. Todas as frases com tom de sarcasmo.

Na verdade, a linguagem sarcástica faz parte do nosso cotidiano, no mundo moderno. Geralmente, somente crianças tem dificuldade em entender o sarcasmo, mas, se você também possui essa dificuldade, algo pode estar errado.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, descobriram que pessoas com demência frontotemporal possuem uma dificuldade maior em detectar o sarcasmo. Não só isso, mas outras condições neurológicas (como o autismo, lesões na cabeça, lesões cerebrais, esquizofrenia, ou até mesmo um acidente vascular cerebral) podem estar por trás dessa dificuldade.

4 – O seu senso de humor é negro? Isso pode ser indício de que você é um viciado em trabalho

Resultado de imagem para paola bracho tumblr gif

Para a maioria de nós, um emprego é uma maneira de pagar as contas. Ele não nos define. Mas os Workaholics, aquelas pessoas que são viciadas em trabalho, não pensam assim. Eles geralmente são aqueles que chegam cedo e saem tarde do trabalho, além de levar coisas para fazer em casa. Ou seja, para esses viciados, não existem momentos de diversão, a vida é só trabalho, trabalho e mais trabalho. Devido a isso, geralmente acabam desenvolvendo um senso de humor obscuro.

Psicólogos, observaram que workaholics  perdem gradualmente sua capacidade de apreciar ou criar humor “saudável”. O senso de humor estagna lentamente, se tornando um humor negro e sarcástico, que afasta qualquer interação não produtiva para os objetivos dessas pessoas.

Nos últimos estágios do vício do trabalho, os pacientes podem perder a capacidade de sentir qualquer tipo de alegria, em tudo.

3 – Adora fazer piadas dos outros, mas não gosta que façam de você? Talvez você seja narcisista…

Sabe aquele amigo que adora fazer piadas, sejam elas ofensivas ou não, sobre todo mundo, mas quando alguém faz um comentário (mesmo que inocente) sobre ele, ele já toma como insulto e quer brigar? Muito provavelmente esse amigo tem transtorno de personalidade narcisista.

As pessoas com transtorno de personalidade narcisista sentem uma necessidade de admiração muito grande, além de não desenvolverem empatia. São hipersensíveis à avaliação de outros e esperam ser tratados de forma diferenciada. Os indivíduos com esse transtorno tendem a reagir de forma exagerada em relação a qualquer comentário negativo que recebam.

2 – Não possui senso de humor? Você pode estar desiludido…

Resultado de imagem

É certo que cada um possui um gosto para o humor, mas há pessoas que aos poucos perdem essa capacidade de achar graça em qualquer coisa. Não conseguem rir nem das coisas que antes pareciam hilárias, como piadas, filmes de comédia, imagens do facebook, entre outros.

Essas pessoas tem muita dificuldade de dar um sorriso e risadas genuínas. Quanto mais desiludidas elas se sentem com o mundo e com elas mesmas, maior essa dificuldade.

Isso não quer dizer que eles querem não rir – os risos simplesmente não saem de forma genuína. Algumas pesquisas postulam que nós rimos para afirmar que somos parte de um grupo, de modo que uma pessoa nao hesitará em  dar uma risada aqui e ali, mesmo sem vontade.

1- Acha engraçado o sofrimento alheio? Minha nossa…

Resultado de imagem

Bem, rir da desgraça alheia não indica exatamente um distúrbio mental. Apesar disso, quantas vezes você já se pegou rindo de coisas que não deveria? Ver um amigo caindo, uma velhinha confusa ao mexer em novas tecnologias, alguém caindo em uma pegadinha, um bêbado fazendo uma dança engraçada. Após isso, você se sentiu um monstro sem coração, certo?

Não se preocupe, você não é um monstro por fazer isso.

Há estudos que indicam que nem toda risada é dada por alguém achar graça de algo. Muitas vezes, sentimos aquela vontade de rir em horas inapropriadas como um reflexo de ansiedade e medo. Essas risadas geralmente significam que a situação foi tão absurda  e inesperada para você, que teve de rir para tentar se convencer que estava tudo bem.


E aí, tem alguns dos sintomas citados acima?

Não se esqueça de comentar aqui embaixo sobre o que achou desta matéria, além de dar ideias e sugestões de matérias que gostaria de ver aqui no site.

Temos também uma página do Facebook, já nos curtiu lá? Não? Então não perca tempo.

Um ótimo dia 😉


Publicado

em

por

Tags: