34 lindas peças de cerâmica decorativas

Cerâmicas são peças feitas de argila, usando tratamento com várias técnicas de secagem e pintura para fabricar uma grande variedade de utensílios, muitos dos quais usados na decoração dos jardins e lares.

História da Cerâmica

Os mais antigos produtos com o uso do barro ou argila na produção de utensílios para uso doméstico são datado de 25.000 anos a.C.. As descobertas nas escavações de arqueólogos na Tchecoslováquia foram encontradas cerâmicas de 24.500 a.C.., no Japão na cultura Jomon e no Brasil na região amazônica com data de aproximadamente 8.000 a.C, na China cerâmicas usadas no túmulo do imperador Qin Shihuang e seus soldados de terracota com idade de 5.000 a.C, assim como no Egito.

Cerâmicas vidradas com 3.000 a.C foram encontradas no Egito, entre as peças colares de faianças, estatuetas, amuletos e um fragmento com o nome do rei da época chamado de Mens.

A esmaltação da cerâmica teve início na Europa Central por volta do ano de 1.830 e por muito tempo tornou-se um artigo de luxo adquirido por gente da alta corte e do reinado.

A cerâmica é considerada uma das indústrias de manufaturados mais antiga do mundo, porque desde que o homem começou a habitar o planeta, por necessidade descobriu que com o barro conseguia fazer pequenas gamelas e cumbucas para armazenar água e alimentos. Com o passar do tempo, as técnicas foram sendo aprimorados e hoje temos peças de alta qualidade, sendo usado pastilhas de cerâmica até no revestimento de ônibus espaciais pela alta resistência ao calor que é gerado pela entrada na atmosfera.

Tipos de cerâmica

Arte milenar que é, seu desenvolvimento deu origem a uma classificação das peças.

Terracota

É o barro de argila preparada com cozimento em forno e acabamento natura ou com pinturas originais, mas sem ser vidrada.

Cerâmica vidrada

Cozida em forno e vitrificados e o exemplo mais conhecido é o azulejo.

Grês

Cerâmica vidrada natural ou pintada, feita de pasta de quartzo, feldspato, argila e areia.

Faiança

Louça fina obtida de pasta porosa cozida a altas temperaturas, envernizada ou revestida de esmalte sobre o qual pintam-se motivos decorativos.

Campo Largo, um polo brasileiro de cerâmica

Um grande polo de produção de cerâmicas fica no Paraná, em Campo Largo com produção de uma enorme variedade de peças decorativas e para uso no dia a dia, como pratos, xícaras, vasos, cachepô, louças sanitárias, azulejos, lajotas, filtros de água, isoladores térmicos para alta e baixa tensão, tijolos e telhas.

Todos os anos na cidade as fábricas se reúnem para a Feira da Louça. A última aconteceu entre os dias 2 e 11 de Setembro de 2016.

Vamos às peças cerâmicas

Cerâmica no Brasil: um mercado em expansão

No Brasil existem cerca de 11 mil empresas grandes, médias e pequenas que trabalham principalmente com a fabricação da cerâmica vermelha, consumindo aproximadamente 6 milhões de toneladas de argila processada e transformado em produto final por mês. Os principais estados do Brasil com empresas no ramo de cerâmicas são: Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Brasil ocupa hoje a segunda posição no mundo na fabricação e consumo de produtos cerâmicos, exportando para mais de 110 países e em todos os continentes.


Publicado

em

por