Como fazer Limonada de Lavanda para se livrar da Ansiedade e Dores de Cabeça

Ter sucesso. Trabalhar. Se realizar. Se relacionar. Comprar. Trabalhar. Ter filhos. Cuidar dos filhos. Comprar casa. Cuidar da casa. Ter carro. Cuidar do carro. Cuidar do pet. Pagar as contas. Estudar. Se divertir.

A roda da vida moderna pode ser chamada de um jato supersônico. Em poucas décadas passamos de uma vida tranquila e lenta para mudanças frenéticas, cobranças exageradas e um sentimento de não estar resolvendo nada. Às vezes parece que trabalhamos tanto sem ter retorno, que cuidamos tanto dos outros sem que cuidem de nós. E aos poucos esses sentimentos apertam no peito.

Nós, enquanto sociedade, estamos correndo cada vez mais rápido sem saber a direção ou o destino. A pressão de todos os lados parece não ter sentido. A Ansiedade afeta pelo menos 12% dos brasileiros, 18% dos americanos. É 3 vezes mais incidente em mulheres que nos homens. E a faixa de idade mais afetada é entre 18 e 35 anos.

Então, ter um tempo para uma bebida calmante e contemplação, não é um luxo, é um direito seu.

Funciona mesmo?

A ciência há muito já versa sobre os benefícios dos óleos essenciais. Sabe-se que a aromaterapia é uma prática terapêutica reconhecida e segura, apesar de ainda subestimada na área de saúde [1]. Com ações analgésicas, antibióticas e anti-inflamatórias, agem fisiologicamente, psicologicamente e energeticamente no organismo. Estimulam o sistema imunológico e combatem os efeitos negativos da ansiedade [2].

Limonada de Lavanda

Uma ideia interessante é integrar todos os benefícios da Lavanda em uma bebida refrescante. Esta Limonada é perfeita para ser tomada depois de exercícios, enquanto seu corpo se acalma, ou mesmo após chegar em casa do trabalho, depois de enfrentar o escritório e o trânsito.

  • 1 xícara de mel
  • 12 copos de água
  • 1 gota de óleo essencial de Lavanda
  • 6 limões (siciliano) batidos sem casca
  • Ramos de lavanda para decorar

A decoração é para os casos em que a limonada será servida para visitas. Tornando um simples refresco em um drink especial e carinhoso.

Como Fazer

Basta misturar todos os ingredientes e bater no liquidificador. Adicione mais água ou mel, caso necessário.

Outras formas de utilizar Óleo de Lavanda para Ansiedade e Dores de Cabeça

  • Misture 5 ou 6 gotas de óleo essencial de Lavanda em sua banheira se você tem a pele seca.
  • 10 a 12 gotas em um difusor de ar em seu ambiente de trabalho se possível.
  • 2 gotas a cada 30 ml do seu óleo para pele (óleo de amêndoas ou óleo de oliva) para os mesmos benefícios da lavanda, incluindo melhora da sua pele, relaxamento da mente, afastar insetos e ajudar a dormir.

Referências

  1. DA SILVA DOMINGO, Thiago; BRAGA, Eliana Mara. Aromaterapia e ansiedade: revisão integrativa da literatura. Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares, v. 2, n. 2, p. 73-81, 2013.
  2. MOREIRA, Juliana Aparecida Ramiro; DE CARVALHO BENA, Gabriela. Óleo essencial de lavanda e ylang-ylang no tratamento para a ansiedade. Revista Brasileira de Estética, v. 4, n. 1, 2016.


Publicado

em

por

Tags: