Melhor tipo de óleo ou gordura para usar na cozinha

Óleo de soja, canola, milho, girassol – qual o azeite mais indicado e saudável para usar na alimentação diária? Geralmente o óleo mais em conta e comum para uso diário é o de soja, que depois da tradicional banha que dominava o mercado, passou a fazer parte da cozinha mundial.

Outros óleos podem até serem mais indicados, mas como são mais caros, a preferência sempre fica com o óleo de soja.

Amostras de diversos óleos depois de usados foram enviados para análise no laboratório da Leicester School of Pharmacy na Universidade de Leicester e o resultado mostrou que nem todos os óleos são bons para reuso na alimentação.

“Óleo de girassol e de milho são bons”, diz o professor Grootveld, “desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas.”

“Descobrimos que os óleos que eram ricos em poliinssaturados – o de milho e o de girassol – geravam altos níveis de aldeídos.”

O indicado para uso diário é o óleo de soja que apesar de depois de usado perder a qualidade, ainda poderá ser usado em frituras.

Óleo de girassol e de milho

  • São ótimos, desde que não sejam aquecidos. Depois de aquecidos produzem altos níveis de aldeídos.

Óleo de soja e de canola

  • São os mais indicados para alimentação, como fritura e cozimento.

Banha animal e manteiga

  • Assim como o óleo de soja e canola, também são as melhores gorduras para frituras ou no cozimento de alimentos.

Conforme mostrou a pesquisa da BBC Brasil, o óleo de soja e canola são os que produzem menos aldeídos depois de aquecidos a 180 graus ou mais, o mesmo acontecendo com a banha animal ou a manteiga.

Banha e manteiga

Banha: Melhor que óleo de girassol ou de milho, mas é igual o óleo de soja ou canola.

banha

Manteiga: Melhor que óleo de girassol ou milho, mas igual o óleo de soja ou canola.

manteiga

Cubinhos de caldos

  • Caldos em cubinhos, os tradicionais caldo de galinha, de picanha, de churrasco e outros contém alta concentração de sódio e apesar de tradicionalmente consumidos, um único cubinho contém cerca de 90% de sódio indicado para uma diário de uma pessoa.

 

Como funciona uma fábrica de óleo vegetal, começando extração,  embalagem, linha de envase, rotulagem e distribuição:


Publicado

em

por