Cômoda restaurada em pop art

Que tal renovar sua casa para o ano que está vindo agora?

E que tal poder fazer isto em sua própria casa, com as coisas que você tem contigo e com suas próprias mãos?

Você vai precisar de:

  • Cômoda
  • Tinta acrílica nas cores branca e preta
  • Rolinho
  • Verniz
  • Lápis
  • Régua
  • Pincel redondo n° 10
  • Pincel chato n° 20

* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.

Modo de fazer:

1336580657_comoda_passo1_533_9-5-12

Antes de começar qualquer projeto que envolva madeira, é importante seguir um passo simples e de suma importância para o acabamento e durabilidade da sua peça. Para tanto, comece avaliando o estado da peça. Se houver a necessidade de lixar, siga este passo a passo: passe uma flanela ou algum outro tecido macio sobre a madeira, verificando onde ele enroscará. Aí então comece a lixar, dando mais atenção a esta região onde o tecido ficou enroscado. Depois desta primeira parte, passe novamente o tecido sobre a peça. Se voltar a enroscar em algum outro lugar, volte a lixar a peça com vigor, sempre de forma uniforme, mas dando alguma atenção às regiões com mais falhas na madeira. Se for uma restauração, apronte-se: certamente você terá de repetir este passo algumas vezes. Feito isto, vamos começar a nossa arte proposta de restauro da cômoda. Comece com o rolinho para aplicar três camadas da tinta acrílica de cor branca, sempre intercalando a secagem dela por pelo menos vinte minutos ou pelo tempo que o rótulo da embalagem indicar como apropriado para a secagem. Tão logo termine esta etapa, use o lápis para fazer quadrados medindo 7,5 cm em todas as laterais. Preencha toda ela com quantos quadrados puderem ser feitos. Esta mesma técnica de manipulação de qualquer madeira pode e deve ser aplicada a toda e qualquer reforma.

1336580657_comoda_passo2_533_9-5-12

Agora, ache bem o centro de cada um dos quadradinhos que você desenhou nas laterais da sua peça. Faça losangos. Aí então, comece a fazer listras tanto na horizontal quanto na vertical, deixando uma largura de um centímetro de espaço entre cada uma até que você possa, assim, completar todo o seu desenho. É interessante fazer listras e formas geométricas em várias direções para ter um acabamento mais refinado, criativo e muito mais arrojado que um em uma única direção e sentido de for.

1336580659_comoda_passo3_533_9-5-12

Então, usando agora o pincel de forma arrendondada e a tinta de cor preta, aplique duas camadas de tinta em cada uma das listras para poder dar continuidade ao trabalho. Sempre intercale o tempo de secagem, respeitando as indicações do rótulo da embalagem. Este passo é de suma importância para que a tinta seque delicadamente, evitando grunhos provenientes do mau acabamento do produto.

1336580660_comoda_passo4_533_9-5-12

Agora, usando o rolinho de espuma, pinte todo o tampo da peça e também o centro das gavetas usando para isto a tinta de cor preta. Aguarde que tudo seque por pelo menos trinta minutos. Usando novamente o rolinho limpo, aplique duas camadas de verniz, sempre intercalando o tempo de secagem seguindo as instruções do rótulo do produto.


Publicado

em

por