Pátina penteada passo a passo

Que tal decorar a sua casa gastando pouco dinheiro e ainda ganhando muito prazer em troca do trabalho?

Veja como decorar bandejas com a técnica do scrapdecór

Aprenda a decorar uma bandeja para cama

É que nós aqui do AB sempre disponibilizamos várias formas de conseguir uma casa mais bonita, mais organizada e mais aconchegante, sempre gastando pouco e sempre tenso muito em troca, uma vez que tudo é sempre dessas coisas que dão mesmo prazer em fazer e ainda mais prazer em olhar.

Você vai precisar de:

  • Fruteira de MDF
  • Base acrílica, da Acrilex
  • Tinta acrílica Nature Colors, da Acrilex, nas cores: marrom-escura, tangerina, cereja, verde, verde-oliva e branca
  • Pincéis Condor, nºs 484-20, 436-4, 442-0, 443-4, 308-16 e 446-6
  • Aquecedor
  • Verniz Acrilfix, da Acrilex

* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.

Modo de fazer:

fruteira-patina_exp01_15.07.11

Para começar, lixe toda a sua peça de madeira usando lixa apropriada para ela. Tão logo termine de lixar, passe pela peça, suavemente, um tecido macio. Caso ele enrosque em alguma parte da peça, volte a lixá-la até que fique perfeitamente uniforme e sem qualquer imperfeição na madeira. Depois, usando o pincel de número 484-20, faça uma mistura usando um pouco da base acrílica e um pouco da tinta de cor marrom-escuro, seguindo o esquema de proporções de três para um. Com esta mistura, pinte toda a borda.

fruteira-patina_exp02_15.07.11

Ainda usando o mesmo pincel, aplique mais suras camadas, mas desta vez da tinta de cor tangerina. Aí então, usando o aquecedor, acelere toda a secagem entre cada uma das camadas.

fruteira-patina_exp03_15.07.11

Feito isto, molhe o pincel de número 436-4 usando um pouco da tinta de cor cereja e aí dê suaves batidinhas com o pincel para que o excesso de tinta das pontas se solte. Aí então, espalhe toda a tinta por toda a superfície da peça. sempre dando pnceladas no sentido de esquerda para a direita.

fruteira-patina_exp04_15.07.11

Aí então, suavemente, dilua o verde-oliva em um pouco da água e, usando o pincel de número 442-0, desenhe todos os cipós, tal como indica a imagem.

fruteira-patina_exp05_15.07.11

Então, dê uma carga duas vezes no pincel de número 443-4 e aí, com uma ponta em verde e a outra ponta em branco, desenhe cada uma das folhas.

fruteira-patina_exp06_15.07.11

Usando agora o pincel de número 308-16 e um pouco da tinta de cor marrom-escuro, sombreie toda a área em volta de cada uma dos galhos.

fruteira-patina_exp07_15.07.11

E agora, usando o pincel de número 446-6 e a tinta de cor cereja, faça suavemente as bordas e os pés da mesa, caprichando nos detalhes decorativos que eles têm. Lembre-se de que depois você deve deixar a tinta secar antes de começar qualquer nova aplicação dela, seja em que parte for da peça.

fruteira-patina_exp08_15.07.11

Quanto você se certificar de que todas as aplicações de tinta já estão bem secas, comece a aplicação do verniz, lembrando de, sempre, a cada nova camada, deixar que os materiais sequem completamente. Isto irá permitir um melhor aproveitamento dos materiais, e, mais que isso, uma obra de arte ainda mais legal para ter e manter em sua casa.


Publicado

em

por