Flores de filtro de café

O trabalho artesanal com filtros de papel é incrível e confere texturas e cores únicas aos trabalhos em que eles forem utilizados. Você pode utilizar o papel para fazer diferentes forrações ou mesmo diferentes estruturas, dada a sua alta gramatura.

Veja como fazer uma árvore de Natal usando filtros de café usados

Aprenda a fazer um abajur usando filtros de café usados

Que tal testar algumas formas de reaproveitar o filtro? Hoje indicamos uma rosa linda que você pode fazer aí em sua casa para formar depois um arranjo incrível!

Você vai precisar de:

  • 2 filtros de café usados e lavados
  • Linha mágica
  • Fita floral
  • Palitinho de madeira
  • Folha artificial
  • Tesoura
  • Lápis
  • Molde

* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.

Modo de fazer:

flores-filtrocafe_exp01_08.09.11

Para começar você deve lavar os filtros de café. Para fazer isto siga as seguintes dicas: coloque o filtro de café ainda com o pó residual da coagem para secar no varal. Prenda-o com o prendedor de roupas e deixe ao sol até que seque. Se você retirar o pó antes de levá-lo para secar o filtro não ficará com as manchas que dão o efeito tão original a ele. Quando estiver totalmente seco, retire a parte da lingueta do filtro, aquela parte da lateral e do fundo que é “colada” para fechá-lo. Esta parte, por apresentar textura diferente do restante do filtro, danificará a textura da sua arte. Uma vez retirada, use um pincel com cerdas duras e largo para retirar o pó de café do filtro. Certifique-se de que não restará pó em qualquer parte do papel. Feito isto, você poderá usar o pó para adubo em suas plantas e o filtro para suas artes. Terminado o preparo do filtro, você deverá transferir o molde para a peça. Você pode empilhar alguns papéis ou dobrá-los para otimizar esta etapa do seu trabalho. Para começar a fazer a flor, transfira oito pétalas tais como estas que você vê na imagem.

flores-filtrocafe_exp02_08.09.11

Agora, usando a ponta da tesoura tal como faria para enrolar uma fita, boleie as bordas superiores de cada uma das pétalas cortadas anteriormente, deixando-as curvas. Quanto mais aberta você quiser a sua rosa, mais deverá bolear a pétala, avançando para uma parte mais baixa a tesoura e curvando bem o papel.

flores-filtrocafe_exp03_08.09.11

Feito isto, enrole a parte inferior da pétala na ponta do palito de madeira, tal como a imagem mostra. Aí então, usando a fita mágica, dê algumas voltas no papel, fixando-0 no palito. Repita este mesmo procedimento com as outras sete pétalas, formando a rosa.

flores-filtrocafe_exp04_08.09.11

Aí agora enrole a fita floral no palito, deixando toda a madeira coberta. Atente para fazer com que nenhuma parte dela se apresente mais grossa que outra.

flores-filtrocafe_exp05_08.09.11

Para fazer a folha, você tem duas opções: secar um filtro de papel sem pó – evitando que ele fique manchado – e recortar disto uma folha, colorindo-a com tinta de cor verde ou ainda usar uma folha de rosa artificial. Se for utilizar em um arranjo, poderá também aproveitar e colocar mais folhas, conferindo mais movimento ao galho e deixando-o mais cheio.


Publicado

em

por