Caneca decorada feita a mão

Antigamente para personalizar um jogo de cerâmicas o processo era muito custoso, uma vez que você tinha de encontrar um forno próprio para a queima das peças. Hoje em dia, no entanto, este processo já é facilitado – e muito – pelas tintas de baixa temperatura que você consegue comprar em formato de canetas.

Aprenda a fazer o efeito de espelhamento em vaso de cerâmica

Veja como fazer uma travessa de cerâmica com relevo transparente

Sim! Canetas!

Já pensou poder desenhar nas suas próprias peças?

E já pensou a festa que as crianças podem fazer nessas férias personalizando alguns utensílios?

Você vai precisar de:

  • Peças em cerâmica, da Mondo Ceram
  • Creative Marker Compactor nas cores laranja, azul, verde, vermelha e preta
  • Pincel Condor n° 462-000
  • Álcool
  • Pano macio
  • Lápis preto
  • Papel-carbono
  • Risco (que você pode baixar e imprimir clicando aqui)

* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.

Modo de fazer:

caneca-decorada_exp01_25.07.11

Usando um pano macio (dê preferência a um de algodão) molhado em álcool limpe delicadamente todas as canecas de cerâmica. Depois, com o lápis e o papel carbono, transfira o risco que você baixou e imprimiu para cada uma das peças. Aí então, usando a caneta para cerâmica da Creative Marker Compactor de cor preta contorne todo o risco delicadamente.

caneca-decorada_exp02_25.07.11

Agora, usando a caneta de cor laranja da Crative Marker Compactor, pinte toda a pipa e faça também os detalhes da rabiola dela na caneca. Tão logo faça os detalhes, ainda com a tinta úmida, use o pincel para fazer com que ela esfume, dando um efeito ainda mais interessante ao desenho. Para isto, dê leves batidinhas com ele sobre a tinta, nos lugares que você quer que o efeito fique mais natural.

caneca-decorada_exp03_25.07.11

Utilizando as canetas de cor azul, verde, vermelha e também a laranja, faça cada um dos detalhes da rabiola na tigela, tal como se ela estivesse “saindo” da caneca. Como antes foi feito para conferir traços mais naturais ao trabalho, dê suaves batidinhas com o pincel sobre todas as tintas para que fiquem suavemente esfumaçadas. Só não esqueça de tomar os devidos cuidados com a limpeza do pincel a cada vez que for esfumaçar outro ponto de cor, limpando-o com álcool em um tecido. Deixe também que ele sempre seque para que a cor não escorra com a aplicação de álcool diretamente sobre ela em excesso. Aí, terminado o trabalho com a coloração, coloque as peças no forno frio e ajuste a temperatura dele para 160ºC e deixe que fiquem “assando” por pelo menos 1h30. Este é o tempo mínimo para que as tintas se fixem na cerâmica e para que o seu trabalho não se desgaste com o tempo. Depois desligue o forno e deixe as peças ainda dentro dele enquanto esfriam. Dica: e que tal se seus filhos puderem personalizar as suas próprias peças? Dê as canetinhas coloridas para eles e entregue também algumas peças de cerâmica. Se os cuidados com as peças no dia-a-dia forem os corretos, ao chegarem à idade adulta poderão ainda usar as peças que fizeram quando crianças!


Publicado

em

por