Pratos típicos da culinária de Pernambuco

Delícias da comida pernambucana que encantam os turistas. Pratos de comidas típicas de Pernambuco são variados e com destaque para a Galinha de Cabidela, Peixes e frutos do mar, Maxixada, Rabada, Sarapatel, Vatapá, carne de bode, carne de sol, buchada de bode, feijoada, caranguejada.

Tem mais o queijo coalho, caldinho de camarão ou peixe, tapioca e acompanhado de sobremesas, como o sorvete de tapioca, bolo de mandioca, bolo de rolo e o bolo de pé de moleque.

Maxixada – Prato típico da culinária nordestina. Trata-se de um cozido feito com carne de boi, cortada em cubos, refogada em temperos e misturada com maxixes em rodelas.

Caranguejada:

Caranguejada

Buchada de bode:

Como o nome diz, o prato é a base de buchada de bode que tem sangue, fígado, tripas e outros miúdos que são temperados com muitos condimentos como cebola, alho e hortelã. A água do cozido é usada para preparar um pirão de arroz.

 

O famoso prato Arrumadinho que é feito com feijão, charque, farinha de mandioca torrada ou crua, vinagrete e muito tempero a gosto. (foto de Sérgio Lobo)

Arrumadinho

Arrumadinho de charque:

Ingredientes

  • 500g de charque dianteira;
  • 250g de feijão verde;
  • 50g de farinha de mandioca;
  • quatro dentes de alho bem picadinhos;
  • dois tomates;
  • uma cebola picada;
  • meio maço de coentro picado.
  • sal a gosto.
  • Azeite e vinagre suficientes para regar o vinagrete que acompanha o prato.

Modo de preparo:

Cozinhe o feijão em um litro de água com sal a gosto. Leve a charque para ferver em dois litros de água. Depois de levantar fervura, deixe ferver por mais dez minutos. Depois de cozida, corte-a em cubinhos. Refogue a charque no óleo. Cuidado para que não fique muito frita ou crocante.

Para fazer a farofa, refogue na manteiga os quatro dentes de alho bem picadinhos. Quando estiverem dourados, acrescente a farinha. Misture tudo e está pronta a sua farofa.

O prato é servido com vinagrete: pique o tomate, o coentro e a cebola e tempere com sal, azeite e vinagre.

O arrumadinho fica pronto ao decorar o prato: coloque o feijão embaixo de tudo. A farofa por cima do feijão. Depois, a charque cobrindo o feijão e por cima de tudo o vinagrete. A receita é de Dona Beca, proprietária do Beca Bar e publicado no G1.

 

Carne de sol

Foto:Raul Pereira/ Deguste

Carne do sol – Carne bovina salgada e seca ao sol, é um dos mais tradicionais pratos da cozinha regional nordestina. Assada na brasa, servida acompanhada de feijão de corda verde, farofa de jerimum, batata-doce, macaxeira e manteiga de garrafa.

Carne de sol

Feijoada pernambucana:

Prove essa delícia. Tem todos os ingredientes da feijoada carioca. A única diferença é que, ao invés do feijão preto, usa-se o feijão mulatinho. Facilmente encontrada em bares ou restaurantes.

feijoada

Farofas:

Na culinária pernambucana, o uso de farofa é muito comum. As mais populares são a farofa de jerimum (que é feita com água quente, temperos verde e jerimum amassado) e a farofa branca ou d’água, feita com água quente, farinha de mandioca, coentro e cebolinha.

Conheça Pernambuco e experimente estes pratos típicos.

Principais cidades de Pernambuco que tem a capital Recife:

Cidades e habitantes:

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.75
Total de Votos: 4

Pratos típicos da culinária de Pernambuco

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - FranciscoEm: março 12, 2014 | Em Culinária, Receitas  | Tags: