Porta-fraldas em patchwork

Quarto de bebê é sempre uma coisa muito, mas muito bonitinha, não é?

Veja como fazer uma sapatilha de patchwork

Aprenda a fazer uma manta usando retalhos de tecido

Até que o bebê chega. Aí os pacotes e caixas de fralda ocupam todo o espaço e boa parte daquele encanto vai se esvaindo.

Então, que tal fazer algo para preservar tudo em seu devido lugar com este suporte para fraldas incrível?

Você vai precisar de*:

  • 1 cabide encapado
  • 2 recortes de 28 x 9,5 cm de tecido “Piquet Baby”, da Estilotex
  • Recorte de 77,5 x 52,5 cm de tecido 100% algodão xadrez verde-claro
  • 2 recortes de 7,5 x 52,5 cm de tecido 100% algodão com folhagem verde-claro
  • 2 botões forrados grandes
  • 1 placa fina de MDF (17,5 x 23,5 cm)
  • Régua, placa de corte e cortador circular, da Toke e Crie
  • Agulha e alfinetes
  • Lápis e tesoura
  • Máquina de costura
  • Ferro de passar roupa

* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.

Modo de fazer:

porta-fraldas_exp01_03.05.11

Pegue o recorte de 7,5 x 52,5 cm do tecido com estampa de folhagem e dobre uma das laterais mais largas dele para dentro. Passe uma costura reta à máquina, de modo que faça com este tecido uma bainha. Posicione agora a outra lateral do recorte em uma lateral menor do tecido medindo 77,5 x 52,5 cm com estampa xadrez e repita este mesmo processo na outra lateral dele.

porta-fraldas_exp02_03.05.11

Dobre agora as laterais da peça que foi formada no passo anterior ao meio, de forma que as duas faixas do tecido com estampa de folhagem possam ficar sobrepostas. Então passe uma costura reta medindo 12 cm, de baixo pra cima, em cima dos recortes de folhagem.

porta-fraldas_exp03_03.05.11

Desvire a peça para o lado avesso e aí passe uma costura reta, à máquina, na parte inferior dele de modo que possa formar um saco.

porta-fraldas_exp04_03.05.11

Centralize esta costura do fundo da peça de forma que nas quinas dele se formem triângulos. Meça agora 17,5 cm da ponta do centro de cada lateral da costura. Depois, passe uma costura reta na vertical, à máquina, em cada uma das marcações, de forma que o saquinho fique em forma de uma caixa de leite.

porta-fraldas_exp05_03.05.11

Para poder fazer as alças, dobre o recorte de tecido de Piquet ao meio e passe mais uma costura na lateral. Em uma das pontas, costure um pequeno bico em formato de V. Desvire esta alça e passe-a com o ferro de passar. Depois, passe mais uma costura reta nas laterais para poder dar acabamento. Repita este mesmo processo para poder fazer a outra alça da bolsa.

porta-fraldas_exp06_03.05.11

Pegue agora uma das laterais da parte superior da peça, apertando o tecido para o lado de dentro e dobre as laterais para poder formar uma prega dupla. Repita este mesmo processo na outra parte, na lateral. Coloque as alças para dentro da peça, deixando as duas verticalmente paralelas. Passe uma costura reta na parte de cima, de forma que elas possam ser fixadas. Então desvire a peça para o lado direito e passe uma nova camada de costura para dar acabamento.

porta-fraldas_exp07_03.05.11

Dobre agora as alças para a parte da frente do seu porta-fraldas e usando agulha e linha, fixe os botões e também as alças na peça. Para concluir o trabalho coloque a peça de MDF na parte inferior e também o cabide na parte superior.


Publicado

em

por