Restauração de móveis

O melhor tipo de móvel é o móvel que você já tem em casa, mesmo quando ele já passou do ponto em idade e em beleza. Mas aí, nesta hora, sempre vale aquele olhar mais dedicado às coisas que você tem por perto, como tecidos graciosos e bonitos como também à cola, tintas e tudo mais.

Veja como fazer uma mesa com a técnica de pátina molhada

Aprenda a fazer vários modelos de porta-retratos

Então, que tal colocar as mãos à obra e começar a fazer sua cômoda? Para começar, lixe toda a cômoda. Toda mesmo, incluindo os pés. Depois, passe um tecido macio, procurando possíveis imperfeições na madeira. Se encontrar qualquer uma, volte a lixar a parte até que fique em perfeitas condições para dar prosseguimento no seu passo-a-passo. Então, vamos lá? Separe o material relacionado e divirta-se muito brincando de cortar e colar!

Você vai precisar de:

  • Cômoda de MDF
  • Tinta PVA branca
  • Pincéis chato nº 20 e nº 8
  • Rolinho de espuma
  • Tesoura
  • Agulhão
  • Cola spray para tecido, da Toke e Crie
  • Retalhos de tecido
  • Termolina
  • Cola branca, da Cascoraz
  • Cordão de São Francisco

* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.

Modo de fazer:

1338828098_poltrona-patch_533_28-5-12_passo1

Usando o rolinho, aplique duas camadas de tinta PVA de cor branca em toda a sua cômoda. Aí espere que seque por completo, seguindo as instruções do fabricante, presentes no rótulo. Se ficar muito difícil esperar, verifique se a tinta escolhida resiste ao calor e acelere a secagem com o secador de cabelos, sem, contudo, aproximá-lo demais da tinta.

1338828100_poltrona-patch_533_28-5-12_passo2

Agora, usando o pincel chato, aplique uma camada de termolina no tecido que será aplicado na cômoda e aguarde que seque seguindo as instruções do fabricante presentes no rótulo.

1338828102_poltrona-patch_533_28-5-12_passo4

Depois de seco, usando a cola em spray, cole os retalhos em quadrados medindo 6 cm em cada uma das laterais e também nos pés do móvel que será forrado. Esta cola tem secagem rápida, então, ao aplicar a cola, cole imediatamente o tecido, para evitar que se perca a cola.

1338828103_poltrona-patch_533_28-5-12_passo5

Para forrar a base do seu móvel, recorte também quatro quadrados de tecidos com estampas diferentes e bem coloridas. Aí então, fixe, usando ainda a cola spray, um em cada uma das pontas da peça. Para poder cobrir os espaços que sobraram, cole outros retalhos, ainda intercalando as estampas variadas. Para dar um acabamento ainda mais bonito, cole o tecido de cor azul nas bordas do seu móvel.

1338828104_poltrona-patch_533_28-5-12_passo6

Para poder fazer o detalhe das gavetas, vinque bem o tecido e cole-o no relevo, usando a cola spray para poder fixá-lo. Corte o excesso do tecido usando o estilete. Para poder ferrar o resto da gaveta, use uma outra estampa de tecido e repita este mesmo procedimento adotado antes. Sempre use um tecido macio para retirar qualquer possível bolha de ar que se forme entre a madeira e o tecido.

1338828105_poltrona-patch_533_28-5-12_passo7

Usando o pincel, agora aplique a cola branca em volta deste relevo da gaveta e cole o cordão para dar acabamento.

1338828106_poltrona-patch_533_28-5-12_passo8Por fim, usando o agulhão, coloque o puxador na gaveta.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: