Aprenda a fazer carimbos com reciclagem de rolha

A reciclagem de rolhas, ainda mais durante a época das festas de fim de ano, é algo muito fácil e versátil. Porém, se você não consome produtos que contenham rolhas, a dica é compra-las em lojas especializadas em artigos para festas ou artesanato. O material é muito barato.

A ideia do Arteblog é formar carimbos usando as rolhas antigas. Nesta técnica desenvolvida e apresentada pelo site Portal de Artesanato, as rolhas viraram carimbos que formam lindos desenhos para estampar qualquer tecido. Neste caso do modelo apresentado, uma toalha de rosto foi decorada com flores. Vamos ao passo a passo?

Reutilizar objetos para customizar peças é uma boa opção. Uma toalha para lavabo, por exemplo, ganha cor com uma pintura à mão usando pedaços de rolhas como carimbo, como mostra a artesã e colaboradora da Mercur, Sra. Edna Zerbeto.

Materiais utilizados em reciclagem de rolhas

• Toalha de lavabo com barra lisa para pintura
• Rolhas de cortiça
• Tinta tecido Mercur nas cores romã, verde oliva e branco Neve
• Estilete ou faca
• Bandeja de isoporOnde encontrar:
Mercur – www.mercur.com.br.
Carimbo feito com reciclagem de rolhas

Passo a Passo:

Com o estilete corte uma meia lua, metade do círculo, na rolha menor.
Coloque um pouco de tinta na cor romã na bandeja de isopor e carregue a rolha como se fosse um carimbo.
Pinte as folhas com a cor verde oliva. Serão necessárias duas carimbadas para cada folha, como mostra a imagem.
Pinte as folhas com a cor verde oliva. Serão necessárias duas carimbadas para cada folha, como mostra a imagem.

Confira outros tipos de reciclagem de rolhas

Guirlanda de Natal

Faça um enfeite de porta usando um arame firme, bolinhas ou miçangas de plástico ou de metal na cor escolhida (as bolinhas devem ter abertura suficiente para passar o arame), fita de cetim para fazer o laço, galho verde para enfeitar e rolhas de tamanhos iguais. Usando o arame, faça um círculo do tamanho desejado para a guirlanda. Fure as pontas da rolha e vá intercalando no arame, uma miçanga e uma rolha. Procure esconder a emenda do arame e enfeite com o galho verde e com o laço de fita de cetim.

Rolhas e desenhos nas paredes

Faça este trabalho em paredes pintadas de cores vivas, o desenho vai ser destacado ainda mais. Recomendamos a utilização desta decoração em ambientes menos formais, como a churrasqueira ou a varanda da casa. Procure usar rolhas do mesmo tamanho e da mesma espessura. Faça o desenho na parede usando lápis. Cole as rolhas com uma cola para madeira.

 

Tapete com rolhas

Ideia sensacional e diferente, não é verdade? Você vai precisar de um tapete feito de sisal, cola para madeira e uma pequena serrinha. A confecção começa com o corte em todas as rolhas. Corte-as pela metade no sentido da vertical. Cole cada uma das rolhas sobre o tapete. Procure não deixar espaços sem as rolhas. Deixe o tapete em ambientes que não recebam muita incidência de água, como o banheiro, por exemplo. [dishfunctionaldesigns].

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: