Conheça a Feira de Artesanato na Vila Germânica de Blumenau

Blumenau é sede do maior centro de eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica. Todas as atrações que acontecem na cidade, especificamente na Vila Germânica, são uma festa para os olhos, um exemplo de organização e, principalmente, uma certeza de sucesso em todos os sentidos. É o que explica o site oficial da Vila Germânica.

Em 2013, foi lançada a Feira de Artesanato que irá movimentar o local. O projeto Magia de Natal 2013, que acontece de 15 de novembro a 6 de janeiro e é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi lançado em agosto e os preparativos já estão sendo movimentados. A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica, representando a prefeitura de Blumenau, estão no comando de um dos grandes destaques do projeto: a Vila de Natal, montada no Parque. A Feira de Artesanato, uma das atrações de sucesso das edições passadas, este ano também é uma das atrações da Vila e uma oportunidade de continuar o programa de responsabilidade social e sustentabilidade desta gestão.

Uma das propostas do programa é o fortalecimento do artesanato em Blumenau e a fomentação da economia criativa. Para a viabilização da proposta foi entendido haver a necessidade de oferecer uma seleção de produtos com potencial para se tornarem referência neste mercado. Antes de selecionar os produtos, a Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica, em parceria com o Sebrae/SC e com o apoio da Fundação Cultural de Blumenau, realizaram palestras de sensibilização para 67 artesãos blumenauenses. O Sebrae/SC contribuiu para a criação dos critérios de seleção e ministrou as palestras sobre as perspectivas de mercado para o artesanato inspirado na cultura.

A comissão que trabalha na organização da feira entende que quando há um processo de seleção envolvido, a impressão é de que haverá exclusão, mas as palestras servem para que o artesão entenda os critérios de seleção e para incentivá-lo a continuar buscando elementos culturais que agreguem valor ao seu produto. Os artesãos participaram de palestras com atividades interativas, onde foram trabalhados quesitos como inovação, adequação cultural, qualidade e as diretrizes de mercado orientado para a Feira de Artesanato, que tem a intenção de aumentar a competitividade e atratividade do comércio.

A seleção dos produtos acontece nesta terça-feira, dia 10, na Fundação Cultural, a partir das 8h. “A ideia não é selecionar opções para ocupar espaços, mas sim produtos artesanais que ajudarão a tornar a Feira de Artesanato uma referência na região”, afirma Alessandra Klug, mestra em artes e gerente de captação e recepção de eventos do Parque Vila Germânica. A Feira de Artesanato estará montada em frente ao Biergarten, próximo ao setor 1 do Parque, e funcionará durante todos os dias do projeto Magia de Natal, com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro; nos dias de semana das 17h às 23h e nos fins de semana das 11h às 23h.

Fonte e fotos [Parque Vila Germânica]