Conheça o artesanato com babaçu produzido no Tocantins

O artesanato das regiões norte e nordeste sempre se destacam pelas matérias primas utilizadas.

No caso do Tocantins, vemos a predominância das peças feitas do coco, folhas e talos da palmeira do babaçu.

Segundo o site Agência Sebrae de Notícias, a Coleção Babaçu Brasil, composta por peças artesanais que representam a riqueza dos babaçuais e a história das mulheres artesãs da região do Bico do Papagaio, extremo norte de Tocantins, será lançada no 6º Salão Internacional do Artesanato, que acontece de 6 a 10 de novembro, em Brasília (DF). No evento, nove grupos produtivos da região apresentarão os produtos desenvolvidos ao longo de 2013 durante as oficinas realizadas pelo projeto Expoart Tocantins, do Sebrae em Tocantins.

Para montar a coleção, foi utilizado um processo criativo para gerar um mix de produtos nos segmentos de vestuário, acessórios de moda, casa e decoração que serão apresentados no evento. As peças foram fabricadas por artesãos das cidades de Aguiarnópolis, Araguaína, Araguatins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Nazaré, Sampaio e Tocantinópolis.

A artesã de Tocantinópolis, Maria Helena da Conceição, está otimista para o lançamento. “Com as oficinas, aprendemos a produzir peças com mais qualidades e valor agregado”. Já Ildeni Arruda Santos Cardoso, artesã do município de Sampaio, relata que se empenhou bastante, aumentando o seu volume de trabalho para poder atender à demanda da coleção. “Tivemos muito trabalho, mas foi gratificante. O acompanhamento do Sebrae foi muito importante, pois contribuiu para que nosso produto saísse com mais qualidade e mais bonito do que os anteriores”.

O Salão Internacional do Artesanato acontece na ExpoBrasília e reunirá expositores nacionais e internacionais que comercializam e expõem artigos ligados à produção artesanal. São produtos regionais de decoração, acessórios, culinária, confecção, arte, entre outros.

Com o projeto Expoart, o Sebrae em Tocantins busca consolidar o artesanato da região por meio do Selo Brasil Original, marca do Sebrae Nacional, que tem o objetivo de elevar o patamar do artesanato brasileiro com produtos de qualidade, melhorando a percepção no mercado interno e externo.

Serviço:
Fonte [Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO]
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.to.agenciasebrae.com.br
www.to.sebrae.com.br
www.sebraenews.com.br