Conheça o artesanato que vai ser vendido na Copa e saiba como vender o seu

O Arteblog sempre se preocupa em mostrar ao artesão boas oportunidades para venda do artesanato. A copa do mundo de 2014 que vai ocorrer no Brasil será um dos melhores acontecimentos para qualquer ramo do comércio, mas especialmente para o ramo dos trabalhos manuais.

Confira agora alguns lindos trabalhos que serão expostos e vendidos durante o evento de futebol:

Bolsas, almofadas, bonecas, marcadores de página, pastas, canecas e chaveiros inspirados na Copa do Mundo da FIFA 2014, na brasilidade e no regionalismo gaúcho serão conhecidos pelos lojistas de Porto Alegre. No dia 29 de outubro, o Sebrae no Rio Grande do Sul lança a coleção Brasil Original – Linha Souvenir, na capital.

Jogos americanos são alguns produtos da coleção

Conforme a gestora do projeto Sebrae 2014, Amanda Paim, essa é a primeira linha gaúcha de suvenir desenvolvida com foco no fluxo de turistas que visitarão o estado no próximo ano. “Por meio de chamada pública, selecionamos duas cooperativas de artesãos: a Associação de Artesãos Artes na Terra do Zôo, de Sapucaia do Sul, e a Associação de Voluntários do Grupo Maria José, de Esteio, que foram responsáveis pela confecção das peças”, explica. A gestora acrescenta que o evento tem o objetivo de ampliar o acesso ao mercado, aproximanado esses pequenos negócios de lojistas interessados em comercializar este tipo de artesanato.

Para auxiliar os artesãos no desenvolvimento da coleção, o Sebrae no Rio Grande do Sul contratou asdesigners Nicole Tomazi e Karine Faccin. Segundo Nicole, o grande desafio do trabalho realizado junto ao grupo Maria José, de Esteio, foi adequar a técnica de produção à vocação das artesãs, muito focada na costura e nos bordados. “Utilizamos resíduos de tecidos recebidos de indústrias e fizemos peças muito interessantes e de qualidade”, destaca.

Karine Faccin, que atuou junto ao grupo Artes na Terra do Zôo destaca entre as peças produzidas o Kit Viagem Brasileirinho, composto por almofadas de pescoço, protetor de olhos para dormir, nécessaire e capa para Ipad. “Queremos que o turista e o torcedor saiam do nosso estado não só com um suvenir, mas com conforto”.

copa-2014

Uma das artesãs do grupo Maria José, Maria Elisabeth Di Pietro, comenta que as almofadas são inspiradas nas capitais do Brasil, os imãs de geladeira fazem uma homenagem às gírias do Brasil e do Rio Grande do Sul, assim como os patuás e bolsas. “Trabalhamos na produção das peças desde 2012 e, para isso, participamos de uma série de capacitações em design e temas como formação de preço, cooperativismo, desenvolvimento de equipe, técnicas de vendas e técnicas de comercialização”, destaca.

Coleção de artesanato se inspira na Copa do Mundo de 2014

Brasil Original é a marca nacional que identifica o artesanato apoiado e desenvolvido pelo Sebrae com foco na Copa do Mundo. No Rio Grande do Sul, além das duas Associações, fazem parte do projeto outros 15 grupos de artesanato: Canoa, Lã Pura, Ladrilã, Bichos do Mar de Dentro, Redeiras, Hortênsias, Imigrantes, Porongos, Pedras, Pespontando Passos, Araucária, Capão de Nós, Arte na fonte, Abelhas Arteiras e Guasqueiros.

Serviço:
Lançamento da Brasil Original – Linha Souvenir
Dia 29 de outubro, às 17h
Local: Studio Clio
Av. José do Patrocínio, 698, Porto Alegre

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS – (51) 3216-5165/5182
Central de Relacionamento Sebrae/RS – 0800 570 0800
www.sebrae-rs.com.br

Fonte [Agência Sebrae de Notícias]