Você conhece o bordado richelieu? Aprenda a fazê-lo

A técnica do bordado richelieu é uma das mais antigas do mundo, mas também uma das mais lindas e tradicionais.

O trabalho feito fica bastante parecido com uma renda, algumas peças possuem detalhes muito ricos e fazem sucesso até mesmo nas roupas mais sofisticadas, como vestidos formais.

O bordado Richelieu é um tipo de bordado com características bem tradicionais. O nome adveio do Cardeal Richelieu, que fazia parte da corte do Rei Luis XIII da França. É sabido que naquela época o referido religioso chegou a criar oficinas para o preparo desse tipo de trabalho manual destinado à monarquia.

Quem gosta muito ou trabalha com artes manuais deve conhecer o bordado Richelieu. Trata-se de uma técnica de bordado aberto no qual desenhos de figuras, como flores e folhas, são contornados por meio de um ponto chamado de casear.

São feitos com linha branca sobre fundos claros e em tecidos leves. Especialistas na confecção do bordado dizem que o melhor tecido para ser usado com esta técnica é o de linho panamá, que deve ser de boa qualidade. E para ficar perfeito, sua execução exige muita técnica e paciência, mas também firmeza nas mãos.

Segundo o blog da artesã Michèle Christine, a técnica de cortar certos espaços vazios do tecido entre os motivos bordados vazando-se áreas estratégicas ao redor deste foi criada depois. Depois de recortados, estes espaços são tecidos em linha, as chamadas brides – elo de ligação entre os desenhos. Estas são as características fundamentais destes bordados.

Os italianos batizaram essa invenção de punto tagliato, os franceses de point coupé, ou seja, ponto cortado. Estava, nesse momento, marcado as técnicas pioneiras para a criação da renda, e nascia também o que tempos depois ficou conhecido como a técnica para a produção do Richelieu.

Este bordado pode ser executado, em toalhas, caminhos de mesa, cortinados, camisas, colchas, quadros, etc. dando uma real beleza a qualquer ponto ou canto onde seja colocado.

Como qualquer outro bordado, o trabalho em Richelieu além de obedecer aos seus desenhos padrão/características, também são colocados à disposição da criatividade do próprio artesão que o executa.

Como fazer o bordado da técnica richelieu?

Richelieu tradicional com agulha e fio (como se observa das imagens acima):

Você vai usar linha perlé (ou dois fios de linha mouliné), ag. nº 7 para costura ou nº 26 sem ponta; bastidor; tesoura de ponta fina.

Modo de fazer, clique aqui para aprender sem mistério.

Richelieu feito com tinta 3D:

Fonte [Glitter]

Fonte [blog da artesã Michèle Christine]