Festa do Círio de Nazaré – Artesãos ensinam como conquistar o público religioso

Você já ouviu falar da festa do Círio de Nazaré? Segundo informações da Agência de Notícias do Sebrae, as festas religiosas são capazes de aquecer as economias locais e geram renda principalmente no setor do artesanato. Outros setores como turismo, comércio e serviços também faturam com manifestações de fé em todo o país.

Empreendedores do Pará se preparam para uma das maiores festas cristãs do país, o Círio de Nazaré, que acontece neste domingo (13), em Belém. A estimativa é superar os dois milhões de fiéis registrados em 2012. Outra data importante para os católicos é comemorada também neste fim de semana: o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Diferentes manifestações religiosas, como a cultura gospel evangélica, com suas marchas e shows musicais, e o candomblé, estão atraindo investimento de pequenos negócios, movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços, turismo e artesanato, com geração de emprego e renda.

Na cidade de Abaetetuba, localizada a 120 quilômetros de Belém, os 100 profissionais da Associação dos Artesãos de Brinquedos e Artesanatos de Miriti de Abaetetuba (Asamab) já estão na etapa final da produção de aproximadamente 45 mil peças a serem comercializadas em Belém, na Feira de Artesanato do Círio.

A feira já é tradicional, porém se profissionalizou nos últimos anos, a partir da parceria dos artesãos com o Sebrae. Para que esses empreendedores possam aproveitar as oportunidades geradas pelo turismo relacionado ao Círio, a instituição os orientou em aspectos como a padronização das barracas, a melhoria do acabamento das peças, a formação de preço, a organização das finanças e o atendimento ao cliente.

“O turismo religioso gera oportunidades de emprego e renda diretamente a artesãos, pequenas indústrias e lojas que lidam com artigos como estátuas, artefatos, santinhos e camisetas, mas também, por conta da grande movimentação de pessoas, aquece empreendimentos como restaurantes, agências de viagem, transportes e guias turísticos”, assinala o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Atento a esse movimento, a instituição tem desenvolvido ações específicas de apoio aos negócios voltados para o turismo ligado às diferentes manifestações religiosas.

Um dos reflexos desse apoio é que os membros da Asamab, que se dedicavam à atividade somente no período próximo ao Círio de Nazaré e no resto do ano exerciam outros trabalhos, passaram a atuar exclusivamente no artesanato. Ainda com o suporte do Sebrae, em ações de acesso a mercado, os artesãos romperam as fronteiras do Pará e levaram seus produtos para eventos como a Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho, no Rio de Janeiro, durante a visita do Papa Francisco.

Dicas do Sebrae para quem quer trabalhar com o turismo religioso

– É preciso estar atento à demanda de clientes que pode surgir próxima ao evento. Deve-se pensar antecipadamente na formação de estoques e na contratação de funcionários provisórios.

– Além de contratar os funcionários, o empresário precisa capacitá-los com pelo menos um mês de antecedência ao início do trabalho, para que prestem um atendimento de qualidade ao cliente.

– O empreendedor não deve praticar preços abusivos dos seus produtos e serviços por conta do aumento na demanda. Com as redes sociais e outros instrumentos da internet, o consumidor tem condições de pesquisar preços e compartilhar experiências facilmente com outras pessoas. Recomenda-se pesquisar os valores praticados pela concorrência.

– É necessário conhecer os valores e tradições da religião com a qual tenha interesse de atuar.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851

Fonte e maiores informações [Agência de Notícias do Sebrae]