Conheça o artesanato de fuxico feito por talentosos artesãos do Paraná

O artesanato de fuxico é presente em todo o país, porém em um determinado local do Paraná, este tipo de arte é feito com mais intensidade. Estamos falando da região chamada de Campos Gerais, que compreende cidades como Ponta Grossa, Reserva, dentre outras.

Conheça um pouco do artesanato de fuxico feito por talentosos trabalhadores destas localidades. A matéria é da Agência Sebrae de Notícias:

Está programado para o dia 5 de novembro o lançamento da Coleção Campos Gerais de Artesanato, projeto que conta com a parceria do Sebrae no Paraná e é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável da Região dos Campos Gerais e pela Rota dos Tropeiros do Paraná (ADTCG) e a 2ª Regional de Cultura dos Campos Gerais (AMCG Cultura).

A consultora do Sebrae no estado, Nádia Joboji, explica que o edital de adesão ao projeto Coleção Campos Gerais de Artesanato foi aberto  no ano passado. Ao todo, oito artesãos da região dos Campos Gerais foram aprovados e participam da iniciativa.  “Os produtos inscritos pelos participantes passaram por uma banca de avaliação formada por representantes regionais e por uma avaliação técnica de um consultor especializado em design  que, posteriormente, apontou o que poderia ser melhorado ou aperfeiçoado”, conta. No total, 20 produtos foram selecionados e farão parte da Coleção Campos Gerais de Artesanato.

Os profissionais que aderiram ao projeto participam de oficinas com temas como Elementos básicos para a venda de artesanatos e Embalagem e comunicação criativa. “O objetivo é promover o artesanato e valorizar a matéria-prima local. Queremos ainda gerar novos canais de comercialização e dinamizar a experiência turística”, frisa Nádia Joboji.

A Coleção Campos Gerais de Artesanato será divulgada também por meio de um site. Outra possibilidade apontada pela consultora do Sebrae no estado é firmar parcerias com hotéis e restaurantes, com a finalidade abrir novos canais de comercialização do artesanato local. “Acredito que o projeto vai divulgar e promover o artesanato já existente na região e, com isso, o consumidor terá um produto de qualidade. Já o artesão poderá comercializar de forma justa e correta”, assinala a gerente da Agência Rota dos Tropeiros, Karen Lidiane Kobilarz.

Ela diz que pretende ainda realizar visitas às empresas instaladas na região dos Campos Gerais para incentivar a aquisição dos produtos. “Os empresários da região podem comprar os produtos e oferecer como brindes. Dessa forma, ajudará a valorizar o que já existe”, finaliza Karen Lidiane.

Oportunidade

A artesã de Reserva, Nelsi Aparecida Mendes, trabalha há quatro anos com a produção de fuxico, técnica ancestral de pelos menos 150 anos e que é composta especialmente da união de várias pequenas trouxas de tecido, que dão novo visual a confecções, bolsas, tapetes, colares, broches, colchas, entre outros itens. “Comecei por brincadeira e, por meio da divulgação boca a boca, meus pedidos aumentaram consideravelmente”, comemora.

No ano passado, por meio da Prefeitura de Reserva, Nelsi resolveu se inscrever para participar do edital. “Estou aprendendo muita coisa e o artesanato passou a ser o meu sustento”, diz. A artesã conta que pretende formalizar o próprio negócio, já que deslumbra um incremento nas encomendas em função do projeto.

Já a presidente da Casa do Artesão de Ponta Grossa, Vanderli Santos, que também participa do projeto, diz que está bastante otimista. Hoje, os produtos fabricados por ela e mais uma colega são comercializados na Casa do Artesão e no Parque Estadual de Vila Velha. Ao todo, cinco itens feitos pela artesã farão parte da Coleção Campos Gerais de Artesanato.

Serviço:
Informações para a imprensa:
Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR – Regional Centro: Patrícia Biazetto
(42) 8869-4255  [email protected]
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Fonte [Sebrae]


Publicado

em

por