Sebrae ensina a ganhar dinheiro fazendo suvenires ou lembrancinhas

copa 2014

As lembrancinhas, também chamadas de suvenires, estão em foco por causa da proximidade dos grandes eventos esportivos que o Brasil vai abrigar (as Olimpíadas e a Copa).

Pensando nisso, os competentes profissionais do Sebrae organizaram alguns ensinamentos para você que deseja ganhar dinheiro elaborando este tipo de artesanato. Confira as dicas:

O artesanato para suvenires está fortemente associado ao desejo do turista de manter viva a lembrança do destino visitado, motivo pelo qual esse promete ser um dos campeões de bilheteria no período de intervenção da Copa do Mundo da FIFA 2014.

A forte predominância de homens no mundial sugere atenção quanto à gama de produtos a serem criados. Além de esse público ser menos inclinado à aquisição de presentes, é provável que artigos alusivos ao futebol façam mais sucesso que temas não vinculados ao torneio esportivo.

O mercado de suvenires,com suas múltiplas facetas, apresenta algumas singularidades: das populares fitinhas do Senhor do Bonfim, às esculturas do Mestre Vitalino e às tradicionais réplicas do Cristo Redentor, não há limites para a criação de peças inventivas e originais. O uso de motivos alusivos ao futebol representa um bom ponto de partida, devido à prevalência do público masculino aos jogos, mas a utilização de outros elementos de criação deve ser considerada, uma vez que o turista nacional, representado por famílias, casais e grupos de amigos, reúne expressivo poder de compra e gostos bastante variados.

feiras-de-artesanato-em-geral1

A possibilidade de o visitante levar consigo uma peça exclusiva é outro elemento de agregação de valor ao artesanato de suvenires, inclusive em relação a produtos   industrializados e feitos em larga escala, que, embora sejam mais baratos, não apresentam o mesmo grau de singularidade de uma peça artesanal.

O artesanato de suvenires pode oferecer ao turista uma lembrança personalizada e marcante da experiência vivida nos locais de visitação. Esculturas, gravuras, pinturas, bonecos, aplicações feitas em variados materiais como cerâmicas, papéis, tecidos, madeiras, entre outros artigos, são alguns dos inumeráveis produtos que se enquadram nessa categoria.

vaso com folha de revista

Iniciativas que valorizem princípios solidários e colaborativos de organização, como cooperativas de produção e associações de artesãos também estão em evidência. Integrar grupos que,em conjunto, atuam na prospecção de oportunidades, desenvolvimento de coleções e comercialização dos produtos é objeto de interesse de variadas empresas e instituições que apoiam e investem em iniciativas do gênero.

Além disso, produtos e processos de produção de caráter sustentável costumam ser bem-acolhidos pela sociedade e por clientes que valorizam essas práticas, predispondo-se inclusive ao pagamento de preços mais expressivos pelas peças criadas.

artesanato-do-piaui

Aliar a riqueza de nossa biodiversidade à irreverência do brasileiro e ao futebol promete grandes emoções e jogadas dignas de replay, especialmente para empreendedores que souberem traduzir essas oportunidades em gols de placa.

Exprimir a riqueza de nossa diversidade cultural em variadas coleções artesanais significa romper limites, inclusive geográficos, pois a presença de turistas estrangeiros no país promete abrir novas fronteiras e mercados para os empreendedores brasileiros.

Artesanato de areia

Para saber mais, visite o site do [Sebrae]