Conheça mais sobre as obras dos artesãos quilombolas

Artigos de barro, feitos por artistas do povoado de Muquém, serão exibidos até setembro. Obras artesanais feitas em barro por artistas do povoado quilombola de Muquém ficam em exposição até setembro no Museu Theo Brandão, localizado a cerca de 5 km do centro de União dos Palmares.

A mostra Modelagens de Barro: Muquém é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o apoio do Sebrae em Alagoas.

A exposição tem como objetivo fazer um resgate cultural e histórico das obras e da identidade cultural dos artistas de Muquém, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas que assolaram Alagoas e Pernambuco em 2010. Dentre os artesãos que terão suas obras expostas, duas senhoras chamam a atenção: Dona Irinéia, que produz cabeças de barro para decoração e foi reconhecida como patrimônio vivo do estado de Alagoas, sendo, inclusive, capa da revista especializada Casa Cláudia; e Dona Marinalva, também premiada por produzir panelas de barro. Além disso, a mostra traz outros utensílios domésticos, como luminárias e jarros.
Peças feitas de barro mostrarão a arte de quilombolas do Muquém
Para Amanda Bentes, analista de Turismo e Economia Criativa do Sebrae em Alagoas, a exposição dá visibilidade para a comunidade, além de ser uma fonte de renda para aquela população. Ela explica que o artesanato é uma das áreas prioritárias da Economia Criativa e, por isso, o Sebrae apoia o evento. “Esse resgate cultural é muito importante para o fortalecimento da cadeia do artesanato no estado. Agora, nós estamos fazendo um levantamento no povoado de Muquém, para que, futuramente, possamos realizar um trabalho de turismo de experiência naquela região, por meio dos setores fortes da economia criativa local, que são o artesanato e a gastronomia”, completa Amanda.
Serviço:
Modelagens de Barro: Muquém
Até 28 de setembro de 2013
Local: Museu Théo Brandão
Endereço: Avenida da Paz, 1490 – Centro – Maceió/AL
Horário: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 14h às 17hSebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.ag}enciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Fonte [Agência Sebrae de Notícias]