Evento mostra artesanato, cultura e gastronomia do Piauí

Promover a cultura, o turismo, o artesanato e a gastronomia do Piauí para o resto do Brasil é a função da mostra Piauí Sampa 2013, evento que acontece de segunda (5) a domingo (11) no Shopping Eldorado, em São Paulo. Realizado pelo Sebrae em parceria com o governo piauiense, o evento espera atingir R$ 12 milhões em vendas de produtos do estado, valor que deve superar em 12% o volume de negócios da edição passada.

Ao todo, 41 expositores dos setores de moda e acessórios, artesanato, tecnologia da informação, gemas e joias, apicultura e fruticultura, apresentarão seus produtos a um público estimado em 50 mil pessoas. “A mostra é uma grande oportunidade não apenas para a venda direta, mas também para divulgar os produtos locais a consumidores de São Paulo, realizando contatos de negócios de alto nível”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Uma consultoria especializada foi contratada para articular encontros de negócios de empresários e artesãos piauienses com empresas e representantes comerciais, a fim de facilitar a inserção dos produtos em novos mercados. De acordo com o superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, foram agendados encontros com representantes de grandes grupos varejistas como Walmart e Pão de Açúcar, além de empresas que atuam no Ceagesp e associadas da Ascabras, entidade que envolve compradores de artesanato.

No espaço da mostra que funcionará no Átrio Jardins do Shopping Eldorado será montada ainda uma exposição do projeto Identidade Local – Originalidade: A Alma do Design by Walter Rodrigues. Serão dez empresas participantes, entre indústrias de moda e acessórios, empresas de gemas e joias, mobiliário e artesanato decorativo. O foco é misturar originalidade, tecnologia e exclusividade, dando origem a produtos diferenciados, com design inovador e alto valor agregado.

Na abertura da mostra, o estilista Walter Rodrigues promoverá um desfile mostrando o resultado do trabalho desenvolvido junto às empresas piauienses. A gastronomia do Piauí também será destaque no evento, com degustações de comidas típicas como paçoca, feijão tropeiro, Maria Izabel e tapioca.

A programação da Piauí Sampa contemplará ainda atividades culturais, com apresentações dos grupos regionais Folia de Mamulengo e Vaqueiro Jeová, além da banda Therê Groove. No ramo do turismo, serão realizadas visitas personalizadas e seminários de vendas em 20 operadoras da capital paulista. Representantes de cinco empresas do Piauí, sendo duas da região da Rota das Emoções, duas de Teresina, e uma da Serra da Capivara, estarão presentes nos encontros, apresentando todo o potencial turístico e a infraestrutura de receptivo dos destinos do estado.

N dia 6, às 15h, será lançado o Festival das Emoções – evento de cultura, turismo e esporte, programado para acontecer em outubro no litoral piauiense – e a 27ª edição do Rally Cerapió. Em 2014, o Cerapió terá como percurso a Rota das Emoções, roteiro turístico que envolve os estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851

Fonte [Agência Sebrae de Notícias]

artesanato-do-piaui