Decoração com bexigas – Vários modelos e passo a passo

Em qualquer comemoração que você venha a fazer não pode faltar os famosos balões não é mesmo? Essas bexigas coloridas encantam qualquer um! A título de curiosidade, sabia que os primeiros balões eram feitos de bexigas de animais, intestinos e estômagos? Isso mesmo! Pelo incrível que possa parecer eram usados como brinquedo e entretenimento.

Só em 1824 que Michael Faraday, um famoso químico e físico, fez o primeiro balão de borracha e o encheu com gás hidrogênio. Ele foi produzido a partir do látex leitoso extraído da seringueira (árvore cujo látex é usado na produção de borracha; árvore da borracha). Atualmente os balões são feitos de borracha natural (também conhecido com uma espécie de látex natural) e são cheios de ar hélio ou nitrogênio em vez de hidrogênio, que é inflamável.

Na decoração de ambientes festivos não há nada melhor do que usar balões! É possível transformá-los em vários motivos diferentes apenas com o toque das mãos. A imagem abaixo, por exemplo, ilustra como fazer uma abelhinha de balões, é somente enchê-los com volumes diferentes e dar pequenos nós (precisam ficar bem firmes). Os balões são bem flexíveis e nos permitem torcê-los para formar o objeto desejado!

Outra técnica bem divertida é a corrente de balões que é muito comum em festas (principalmente infantis). Para fazer a corrente você precisa preencher os balões com o mesmo volume de ar e amarrá-los junto ao barbante. Amarre quatro balões de forma espaçada e junte-os de forma a dar uma volta, como se fosse dar um nó nos quatro balões. Depois repita o processo sucessivamente até chegar ao tamanho desejado da corrente. É importante destacar a importância de realizar o trabalho com um fio de barbante resistente e bem comprido para que o trabalho fique bonito e contínuo.

Outra ideia é decorar a entrada da recepção ou da festa com motivos temáticos! Na imagem abaixo, de forma lúdica é feito uma decoração de balões com o rosto da Minnie Rosa. Observe que o lacinho (no alto) é feito com dois balões trançados no formato de coração! Não existe criança no mundo que vai querer perder essa festa!

 

Quando o tempo ajuda e a festa pode ser realizada ao ar livre, você consegue perceber o quanto a decoração com balões pode ser criativa! É possível fazer jardins floridos, árvores e até carneirinhos. Você observará que as folhas do jardim são muito compridas para serem balões, mas, são – foram utilizados os balões canudo. Atualmente existem no mercado vários tipos de balões como o já citado balão canudo, o balão de látex liso (balão tradicional) e os decorados, os balões de coração, entre outros.

Outro tipo muito comum de balão é o de personagens como o ilustrado na imagem abaixo. É vendido em parques, shopping centers e em qualquer loja de festas! Para trabalhos maiores, recomenda-se o uso de compressores na hora de preenchê-los. Essas máquinas facilitam e muito nossa vida nessa hora! Como pode ver, a decoração com balões além de ser muito divertida, permite várias possibilidades.

Fonte e fotos [Artesanato.com]