Como fazer sabão em pó caseiro com óleo vegetal usado

Aproveite sobras do seu banheiro e alguns ingredientes de cozinha para dar um toque pessoal ao cuidado com as roupas. A dica é da Superinteressante. É possível fazer em casa sabão em pó e amaciante. Aprenda agora:

Com um pouco de paciência e tempo para não desperdiçar matérias-primas usadas e correr atrás de outras, dá para se tornar praticamente autossuficiente na árdua tarefa de deixar as roupas sempre limpas e cheirosas. As receitas ao lado – econômicas e ecologicamente corretas – são boas sugestões de como fazer isso.

Para o sabão em pó:

Você vai precisar de:

  • 500 g de óleo vegetal (usado anteriormente e coado depois)
  • 300 g de amido de milho
  • 75 g de soda cáustica em escamas
  • 60 ml de água
  • 100 g de silicato de sódio
  • 50 g de carbonato de sódio

Para o amaciante:

Você vai precisar de:

  • 5 litros de água
  • 4 colheres de sopa de glicerina
  • 1 sabonete ralado
  • 2 colheres de sopa de Leite de Rosas

amaciante_usar

PASSO A PASSO:

1. Vamos começar com o sabão. Primeiros passos: misture água com soda e bata bem, depois acrescente o silicato e continue a mexer o conjunto até obter uma mistura homogênea.

2. Agora é hora de aquecer a gordura e acrescentar a ela o amido. A mistura deve ser batida, resfriada até 70o C e colocada num liquidificador. Agora entra a solução de soda. Bata bem novamente.

3. O último passo é colocar o pó de carbonato e bater tudo por uma hora. Espere até a mistura engrossar e deixe descansar por 20 minutos.

4. Mexa com força essa massa e deixe descansar até o dia seguinte. Para obter o sabão em pó, quebre essa massa até esfarelá-la de todo.

5. Vamos partir para o amaciante. É importante que o sabonete já esteja bem raladinho. Feito isso, ferva 1 litro de água com ele até dissolvê-lo.

6. Acrescente os demais litros de água fria, o Leite de Rosas e a glicerina.

7. Depois disso, basta mexer bem para obter a mistura homogênea e engarrafar para uso posterior.

Fonte [Superinteressante]

oleo de cozinha

Confira agora os pontos de coleta para óleo de cozinha usado:

É muito importante não jogar o material, mas reciclar na maneira correta:

O Arteblog também é preocupação com o meio ambiente, para isso elabora dicas e sugestões para você reciclar os mais variados tipos de produtos. Pensando nisso, resolvemos dar destaque especial para o óleo de cozinha.

O óleo de cozinha, apesar de usado por mais de uma vez para preparo de alimentos, terá de ser descartado quando envelhecer. A maioria da população joga o material pelo ralo da pia. O que quase ninguém tem ideia é que apenas um litro de óleo de cozinha descartado de maneira incorreta poderá poluir até 25 mil litros de água.

Além disso, esta simples atitude incorreta acarretará entupimento de canos, rompimento de redes de coleta de água, prejudicará o equilibro ambiental e impermeabilizará o solo fazendo com que o escoamento da água seja prejudicado.

A solução para o problema do óleo de cozinha é fazer o descarte correto. Há empresas especializadas na utilização desta matéria para fabricação de tintas, sabão, detergentes e biodiesel.

Armazene seus óleos usados em garrafas e procure os postos de coletas de sua cidade. Confira aqui alguns pontos espalhados pelo país.