Como fazer bandeja porta-temperos em patina

Sua mesa já tem um porta-temperos?

Veja como fazer patina molhada em móveis

Aprenda a fazer o efeito espelhado em cerâmica

Servir usando uma bandeja é muito mais fácil. Você pode trocar os frascos e vidrarias mudando-os de acordo com o que deseja servir e ainda deixando a refeição mais bonita, mais estimulante.

Quer ver como fazer uma para sua casa? Veja o passo-a-passo abaixo e reserve já o material para começá-la!

Você vai precisar de*:

  • Lixa 220
  • Porta-temperos de MDF
  • Base acrílica, da Acrilex
  • Tinta acrílica Nature Colors, da Acrilex, na cor marrom-escura
  • Pátina Glaze Acrilex nas cores: camurça, cerejeira e mogno
  • Pátina cera incolor, da Acrilex
  • Pincéis Condor nos 441-20, 456-22, 446-6 e 422-000
  • Esponja macia dupla-face
  • Esponja abrasiva, da Condor
  • Pano seco
  • Aquecedor
  • Carimbo

* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.

Modo de fazer:

caixote-cozinha_exp01_23.08.11

Antes de começar lixe toda a sua peça. Quando terminar, passe um pano macio pela peça, verificando se ele enrosca em alguma parte dela. Se enroscar, lixe novamente o local, até que fique perfeitamente liso. Em uma vasilha, misture – segundo a proporção de 3:1 – a base acrílica com a tinta marrom escura. Para mexer, já use o pincel de número 441-20 e continue a misturar até que a cor fique completamente homogênea. Feito isto, aplique uma camada desta mistura em toda a peça.

caixote-cozinha_exp02_23.08.11

Tão logo você note que a  tinta secou, pegue a esponja abrasiva e comece a passar em cima da tinta. Faça de forma leve, verificando se não descasca. Se descascar, retoque, espere novamente que seque e arrume o local, passando novamente a esponja. Depois passe novamente o pano macio, até que o pó resultante desta lixada saia completamente da peça.

caixote-cozinha_exp03_23.08.11

Agora espalhe um pouco da pátina em uma superfície. Misture a pátina de cor cerejeira, mogno e camurça, dando leve batidas usando a esponja dupla-face, aplicando um pouco de cada tinta no lado mais abrasivo da esponja.

caixote-cozinha_exp04_23.08.11

Com a esponja já carregada da forma explicada anteriormente, aplique a mistura do lado de fora da peça, partindo sempre do lado esquerdo para o lado direito. Use o secador de cabelos em uma temperatura média para acelerar o processo de secagem dela.

caixote-cozinha_exp05_23.08.11

Agora derrame um pouco da tinta de cor marrom-escuro em uma outra superfície lisa. Molhe o carimbo nesta tinta, retirando um pouco do excesso e comece a aplicá-lo da forma que preferir na peça.

caixote-cozinha_exp06_23.08.11

Usando o pincel de número 456-22, aplique uma camada da pátina da marca escolhida de cor cerejeira na parte de dentro do caixote.

caixote-cozinha_exp07_23.08.11

Usando o pincel de número 446-6 e um pouco da pátina de cor mogno, faça o acabamento em todas as bordas da peça inteira, inclusive nas bordas das alças da peça.

caixote-cozinha_exp08_23.08.11

Para fazer o acabamento da peça, use o pincel de número 422-000 e a tinta marrom-escuro, faça um pesponto em todas as grades do caixote, em volta também da área em que você aplicou o carimbo.

caixote-cozinha_exp09_23.08.11

Tão logo seque as tintas recém aplicadas, aplique cera para pátina incolor com um pano seco e limpo.


Publicado

em

,

por