Fenearte – Visite o maior evento de artesanato da América Latina

A XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 04 a 14 de julho, promete transformar o pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, em um grande espelho para o reconhecimento do artesanato de Pernambuco, do Brasil e de 48 países.

Uma das novidades deste ano é que o evento, considerado o maior do segmento na América Latina, terá um dia a mais do que as edições anteriores com a abertura dos portões na quinta-feira (04), às 14h. Com investimento de R$ 4,8 milhões, a estimativa é movimentar acima de R$ 40 milhões em negócios e receber um público superior a 300 mil pessoas durante os seus onze dias de realização.

Com mais de 5 mil expositores, ocupando 800 espaços em uma área de 29 mil m², esta edição homenageia o talento das mulheres rendeiras que,  ao tecer o seu dia a dia com a delicadeza dos fios, mantêm viva a tradição do ofício, repassando-o para diversas gerações.

 

Em seguida todos os destaques da XIV Fenearte:

GALERIA MULHER RENDEIRA – Outra inovação desta edição será a Galeria Mulher Rendeira, com curadoria do arquiteto Carlos Augusto Lira, instalada no mezanino. Em uma área de 120 m² serão expostas peças de acervos diversos das rendas Renascença, Irlandesa, Tenerife, Bilro, Frivolité, Singeleza, Labirinto, Grampada e Macramê. Desde o produto final, como passadeiras, toalhas e outras criações, até os insumos de trabalhos como linhas, agulhas, riscos, almofadas e bastidores. O local receberá uma pequena mostra de vestuário e painéis informando sobre cada tipo de renda. TVs de tela plana exibirão um documentário sobre a atividade das rendeiras.

O ponto de destaque ficará por conta das mulheres rendeiras, que estarão presentes no espaço, demonstrando sua arte ao público e preservando nossa identidade cultural. Uma brincadeira virtual também vai integrar a Galeria: um aplicativo irá projetar, em tempo real, o usuário para diversos cenários ilustrados com temas de rendas. O visitante poderá selecioná-los com simples toques na tela e, ao final da brincadeira, poderá compartilhar sua foto nas redes sociais ou enviar por e-mail.

ESPAÇO INTERFERÊNCIA JANETE COSTA – O Espaço Interferência Janete Costa, com 150 m² e localizado próximo à entrada principal da Fenearte, apresentará, este ano, uma mostra de decoração ambientada na versão de um escritório. Com projeto assinado pelas arquitetas Roberta Borsoi e Bete Paes, o espaço contará com lounge, copa, sala de trabalho e sala de estar. Todos os ambientes serão expostos no formato de vitrines coloridas, ornados com objetos que propõem uma abordagem diferente das relações entre artesanato e design. O local também receberá a mestre Dona Irinéia, patrimônio vivo de Alagoas, indicada por Janete Costa ao prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e o Caribe. O espaço também abrigará programação de palestras.

PALESTRAS – Repetindo o sucesso do ano passado, palestras sobre design e artesanato serão ministradas ao público do evento, sempre às 16h. Integrando a programação, na segunda-feira (08), o renomado designer mato-grossense radicado na Paraíba, Sergio Matos, demonstrará sua paixão por cultura brasileira, marca registrada de suas criações. Já na terça-feira (09), é a vez da designer  Paula Dib. A profissional paulista, que atua em comunidades rurais e urbanas espalhadas pelo Brasil tendo como foco a sustentabilidade, oferecerá insights para inovação, bem-estar e transformação social. O pesquisador e ator pernambucano, Fernando Augusto Gonçalves, do Mamulengo Sorriso, encerra o ciclo de palestras na quarta-feira (10).

 

TOP 100 Sebrae – Ainda na área externa, próximo às bilheterias, a Fenearte receberá o Top 100 Sebrae. O espaço reunirá objetos premiados para comercialização, oriundos das 100 unidades produtivas mais competitivas do País, apoiadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pernambuco tem presença garantida com peças de 10 unidades premiadas. Os vencedores ganham reconhecimento nacional pelo trabalho que executam, além do direito de usar o selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 3ª Edição” até dezembro de 2014.

CAFÉ NA ÁREA EXTERNA – Pensando em oferecer maior conforto aos visitantes e favorecer a circulação, este ano, a Fenearte contará com um Café na área externa da Feira, localizado ao lado do Espaço Interferência Janete Costa, próximo ao projeto Chapéu de Palha. Com capacidade para 40 pessoas sentadas, o local será mais uma opção de descanso e alimentação no evento.

ALAMEDA DOS MESTRES JANETE COSTA – A Alameda dos Mestres Janete Costa foi ampliada e reunirá, nesta edição, a participação recorde de 50 artistas da nossa terra. Os trabalhos em madeira, barro, fios, palha, reciclados, entre outras matérias-primas de todas as regiões do Estado, são o grande abre alas da Fenearte. O espaço, que valoriza e reverencia os nossos criadores, sempre respaldado pelo tradicional tapete vermelho,  dá boas vindas aos visitantes da Feira.

CENOGRAFIA E TRAÇADO – A cenografia será enriquecida com reproduções das técnicas de renda Renascença, Irlandesa, Tenerife, Bilro, Frivolité e Macramê. Entre os destaques da decoração, 15 pórticos coloridos que ficarão suspensos sobre a Alameda dos Mestres Janete Costa. Com assinatura de Carlos Augusto Lira Arquitetos, a planta da Feira mantém a lógica do labirinto, mas com passagens que permitem a livre circulação dos visitantes, facilitando a saída de quem estiver no pavilhão por todos os portões. Vale destacar que aqueles que precisarem retornar ao evento, seja para deixar mercadorias no carro ou por outro motivo, só poderão fazê-lo pelos portões B e F, exclusivamente.

Visualize o mapa da feira

SINALIZAÇÃO – Um grande mapa estará exposto na lateral esquerda da entrada da Feira. No balcão de informações, o visitante ainda poderá contar com mapas e a programação artística e cultural. A sinalização também será reforçada por carpetes coloridos e placas suspensas que farão a decoração das 30 ruas e informarão o número das mesmas. Três mapas interativos em monitores de 32 polegadas com ação de toque, novamente, estarão disponíveis para que os visitantes possam localizar os expositores pelo nome, número do estande ou ainda pelo título de estabelecimento (nome-fantasia), assim como consultar toda a programação.

SETORIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO – A Feira tradicionalmente está organizada por setores com a seguinte composição na área externa: Programa Chapéu de Palha, Café, Espaço Interferência Janete Costa e Top 100 Sebrae. Na área interna: Alameda dos Mestres Janete Costa, Escolinha de Arte do Recife, Salão de Arte Popular Ana Holanda, Prefeituras de Pernambuco, Associações, Espaço Indígena, Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Artesãos Individuais de Pernambuco, Patrocinadores,  Estados Brasileiros, Sebraes, Países, Praças de Descanso, Praça de Alimentação e Eventos Marinês e Sua Gente, Fenearte Solidária e Alimentação Artesanal. Estes últimos, para uma maior inclusão e conforto aos visitantes, estarão distribuídos ao longo da Feira. No mezanino estarão dispostos: Galeria Mulher Rendeira, Passarela Fenearte, Galeria de Reciclados, Rodada de Negócios, Espaço de Circo, Oficinas, Teatro Infantil, Alameda de Serviços, Rádio Fenearte e o Bar e Restaurante do Neno.

OFICINAS GRATUITAS – Com o objetivo de difundir técnicas de artesanato e o resgate de trabalhos manuais, oficinas gratuitas serão oferecidas aos visitantes da Feira. O público poderá aprender as técnicas de confecção da renda Renascença e do Macramê,  além de conferir os processos de criação de máscaras e a modelagem do barro. Uma oficina com material reciclado ensinará a confecção de tapetes com a utilização de bambolês como teares. Neste caso, serão aproveitadas as mesmas tiras de malha utilizadas na ambientação da Galeria de Reciclados. A marca de aviamentos Pinguim ministrará aulas com linhas e bordados. Todas as oficinas são gratuitas.

PASSARELA FENEARTE – A diversidade das técnicas de rendas que costura todo o universo desta edição, também será revelada no espaço de moda da Feira. Ao todo serão apresentados 16 desfiles assinados por designers pernambucanos, projetos liderados pela Secretaria Estaduais da Mulher e de Cultura / Fundarpe, pelo Grupo TeneART com assessoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Associação Comunitária de Artesãs de Orobó, além dos alunos dos cursos de moda e estilismo de todas as instituições de Pernambuco.
Na grade dos estilistas, haverá a participação de Fátima Rendas, Macarius e Ricardo Marinho. Alunos das seguintes instituições têm presença garantida: Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE), Faculdade Boa Viagem (FBV), Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau), Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire), Faculdade SENAC e SENAI Caruaru.

Fonte e mais informações, visite o site oficial do evento [Fenearte]