Caixa para chá em cartoon mousse

Que tal fazer da sua hora do chá um momento ainda mais delicioso?

Aprenda a fazer uma caixa organizadora em cartoon mousse

Veja como fazer um trio de caixas organizadoras

Aprenda a fazer uma caixa linda para guardar seus saquinhos de chá, separando-os por tipo e sabores!

Você vai precisar de*:

  • 1 caixa de chá de MDF, da Bicho da Madeira
  • Estilete de precisão com boleador
  • Base de corte
  • Tesouras de tecido e de precisão
  • Alfinetes
  • Régua de aço
  • Descosturador
  • 22 x 30 de isopor pluma 5 mm
  • Cola branca, da Amazonas
  • Pincel 20455-18, da Condor
  • Termolina, da Acrilex
  • Cartolina branca
  • 4 quadrados de 20 x 20 cm de tecido de algodão (poás, floral e liso)
  • ½ metro de tecido de algodão estampado floral
  • Molde (que você pode baixar clicando aqui)

* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.

Modo de fazer:

caixadecha-cartonmousse_exp01_04.08.11

Usando o pincel, aplique uma camada de tinta acrílica de cor branca em toda a caixa de madeira. Tão logo quanto seque, passe uma camada de cola branca na tampa e depois cole o isopor pluma. Deixe que seque por pelo menos 30 minutos.

caixadecha-cartonmousse_exp02_04.08.11

Coloque a tampa virada para uma base de corte. Aí, usando o estilete, retire todo o excesso do isopor das bordas. Agora, usando a régua, marque o meio da peça e centralize o molde, usando alfinetes. Feito isto, usando o boleador fure o risco todo, marcando o isopor.

caixadecha-cartonmousse_exp03_04.08.11

Retire o papel do molde e corte a linha feita com os furinhos do passo anterior. Faça uma margem de 1 cm em toda a borda da peça.

caixadecha-cartonmousse_exp04_04.08.11

Usando a tesoura, corte todas as peças do molde, deixando uma borda de meio centímetro ao redor das peças. Fixe-as com o alfinete no tecido que você escolher.

caixadecha-cartonmousse_exp06_04.08.11

Agora recorte uma faixa de cartolina, no tamanho do perímetro da peça e usando a cola branca, fixe ao redor da tampa. Recorte um triângulo desta mesma cartolina no perímetro do fundo da caixa e da tampa da mesma. Aí, usando pincel e cola branca, forre um dos lados do retângulo, deixando meio centímetro de sobra de tecido nas bordas.

caixadecha-cartonmousse_exp07_04.08.11

Usando a tesoura, recorte um retângulo medindo 55 x 60 cm do tecido floral. Feito isto, passe a cola no fundo da caixa e cole o tecido, tomando o cuidado de deixar margem suficiente para poder fazer as laterais. Agora, usando a cola, cole estas duas laterais, uma de frente para outra. Usando depois a tesoura, recorte rente aos cantos, tal como indica a imagem.

caixadecha-cartonmousse_exp08_04.08.11

Cole os outros dois lados e retire o excesso das laterais. Para terminar a forração, cole as laterais internas e fixe a cartolina já forrada no fundo da caixa. Aproveite e forre também as divisórias, espere que seque por pelo menos 30 minutos e encaixe-as na caixa.

caixadecha-cartonmousse_exp09_04.08.11

Usando a tesoura, recorte uma faixa de tecido de 12 cm pela volta da caixa e cole a lateral. Deixe tecido dos dois lados. Vire o tecido para a parte de dentro e cole no fundo. Para fazer um acabamento bonito, use a cola para fixar o triângulo no fundo da tampa, de forma que cubra as sobras de tecido.

caixadecha-cartonmousse_exp10_04.08.11

Use o pincel para passar cola na margem que você fez no passo 3. Cole o tecido e usando o descosturador, coloque as sobras para dentro do vinco do isopor. Ainda usando o descosturador, vinque as laterais e retire o excesso com a tesoura de corte preciso.

caixadecha-cartonmousse_materiais_04.08.11

Repita o mesmo procedimento, colando e inserindo as sobras de tecido de todos os moldes que você já recortou para encapar a tampa da caixa. Ainda usando o descosturador, marque os riscos da fumaça que saem da xícara.


Publicado

em

por