Manekineko para peso de porta

Que tal fazer um peso de porta tal como aqueles gatinhos japoneses que desejam a todos sempre boa sorte?

Como fazer uma capa para tablets usando feltro

Aprenda a fazer um livro para guardar seus acessórios para costura

Aprenda aqui a fazer um, usando feltro!

Você vai precisar de:

  • Feltro branco (40x40cm)
  • Feltro amarelo (25x25cm)
  • Tecido vermelho 100% algodão (62x6cm)
  • 200g de plumante
  • Saco com areia, arroz ou granilha
  • Cola quente
  • Giz de cera vermelho
  • Linha grossa para bordar nas cores vermelha e amarela
  • Linha grossa ou lã preta para bordar
  • Linha de costura branca
  • Máquina de costura ou agulha de costura
  • Agulha para bordar
  • 1 guizo
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Moldes no Material de Apoio (que você pode baixar clicando aqui)

Modo de fazer:

gato-pesodeporta_exp01_31.05.11

Baixe o molde e imprima-o. Depois, transfira o risco das patas do gato e do corpo dele, passando no avesso do feltro branco. Recorte, deixando uma sobra de pelo menos 1 cm nas bordas, para fazer a costura.

gato-pesodeporta_exp02_31.05.11

Comece a costurar as patas do gato. Coloque o lado direito em cima do lado direito e costure ou à mão ou à máquina, lembrando de deixar uma pequena abertura de 3,5 cm no local indicado pelo molde.

gato-pesodeporta_exp03_31.05.11

Agora dê alguns piques ao redor da costura, na parte que é virada para o lado direito do gato. Encha-as com o plumante, lembrando de colocar mais enchimento na pata direita – já que ela ficará pra cima, virada, precisa ficar muito firme. Feche a abertura das patinhas com pontos invisíveis, mas rígidos para não correr o risco de que abram e você perca seu trabalho.

gato-pesodeporta_exp04_31.05.11

Usando a linha para bordado ou a lã de cor preta, borde dedinhos da patinha, fazendo três pontos grandes para alinhavo. Na pata direita, borde três pontos grandes de alinhavo, e a curvinha da pata que fica embaixo dos dedos, tal como indica o molde.

gato-pesodeporta_exp05_31.05.11

Comece a costurar o corpo do gato, colocando também o lado direito com o lado direito e costurando à mão ou à máquina, tal como o feito antes. Lembre-se de seguir o molde, deixando um espaço no local indicado. Junte os pontos A-B e C-D, fazendo uma costura transversal entre as duas partes, formando então um saquinho para a base do gatinho. Faça piques na costura para poder virar para baixo. Na base do corpo, coloque um saquinho com para fazer peso e preencha o resto com plumante, deixando o pescoço bem firme. Depois, para concluir o preenchimento, feche a abertura com pontos invisíveis.

gato-pesodeporta_exp06_31.05.11

Usando os alfinetes, marque onde vai bordar os olhos, focinho, bigodes e tudo o mais que indica o molde.

gato-pesodeporta_exp07_31.05.11

Comece a bordar o focinho fazendo pontos de alinhave, usando a linha vermelha. Para fazer os olhos, boca e bigode, faça pontos de alinhave usando a linha preta. Agora, usando giz de cera, faça as orelhas e bochechas do gatinho.

gato-pesodeporta_exp09_31.05.11

Transfira, agora, dez vezes o risco das moedinhas no feltro amarelo e recorte-as. Usando então a linha para bordado de cor preta, faça os ideogramas em cinco das dez moedas.

gato-pesodeporta_exp10_31.05.11

Agora coloque duas moedas, deixando a bordada em cima daquela que não foi, de modo que forme um sanduíche. Usando a linha para bordar amarela, costure as duas, fazendo ponto caseado nas bordas.

gato-pesodeporta_exp12_31.05.11

Corte a tira do lado do pescoço, medindo 6 cm x 62 cm, dobre ao meio e deixando ela com 3 cm x 62 cm e feche ao redor. Deixe uma abertura para virar. Depois vire a peça para o lado direito e feche a abertura com pontos pequenos invisíveis. Coloque o guizo na fita vermelha e passe-a ao redor do pescoço do gato, fazendo um laço bonito. Depois, com a cola quente, cole as moedas na barriga dele, já fixando também as patas nas lateais do corpo do gato.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: