Flores de fibra de bananeira e folhas de abacateiro – Passo a passo

Com olhar apurado, criatividade e disposição, Dona Antonieta aprendeu a fazer arranjos florais com folhas de abacateiro e caule de bananeira no Mais Você, há cerca de 10 anos. Com a técnica de “esqueletização” de folhas (leia a explicação logo abaixo), a senhorinha faz das folhas dessas espécies sua matéria-prima para arranjos florais, buquês de noivas e enfeites natalinos.

Técnica da esqueletização de folhas

A receita começa na colheita, a partir da escolha das folhas, tanto da bananeira, quando do abacateiro. É necessário que seja uma panela resistente, neste caso, de cobre.

  • Coloque uma colher de soda cáustica para 5 litros de água e, logo em seguida, algumas folhas.
  • Ferva até sair a clorofila, ou seja, a coloração verde, por um período de 3 a 4 horas.
  • Para saber se está bom, é só escovar as folhas até ficarem transparentes e lavá-las novamente até sair toda a soda cáustica.
  • Deixe secar ao sol por 15 minutos.
  • Está pronto o processo de esqueletização de uma folha.

Artesanato com folha de abacateiro (Foto: Mais Você / TV Globo)

Veja abaixo como fazer suas flores especiais com parte específicas dos frutos:

Visite o site do Mais Você para conferir o vídeo explicativo. Clique aqui.

Materiais necessários:
– 1 faca;
– Água e soda cáustica para o cozimento;
– Panela resistente ou tacho de cobre;
– Liquidificador industrial;
– Tela e recipiente para fazer papel reciclado;
– 1 tesoura;
– Lápis;
– Molde;
– Prensa para flores;
– Arame;
– Linha de pipa.

Modo de montagem da flor com as folhas do abacateiro

1º) Com o molde, corte as pétalas para fazer as flores. Das folhas grandes do abacateiro, por exemplo, dá para tirar até 4 pétalas.
2º) Passe a prensa de ferro quente nas pétalas para ganharem um formato arredondado. Depois, é só montar a flor.
3º) Com um pedacinho da folha enrolada em um arame, monte o miolo. Depois, com uma linha de pipa, vá prendendo pétala por pétala. De 15 a 20 pétalas dá para fazer uma flor, que pode ficar com as cores naturais ou serem tingidas.

Artesanato com folha de bananeira (Foto: Mais Você / TV Globo)

Modo de montagem da flor com a fibra da bananeira

Apesar de parecerem difíceis à primeira vista, as flores feitas a partir do caule de bananeira são superdelicadas e fáceis de fazer também:
1º) Tire algumas fatias do caule com uma faca. O tamanho é de mais ou menos quatro dedos. Os pedacinhos do caule vão para o fogo em uma panela de cobre com água e um punhado de soda cáustica. Luvas são necessárias para proteger as mãos.
2º) O cozimento dura entre 6 a 8 horas. É só mexer de vez em quando e arrumar o fogo. O ponto é quando tiver desmanchando.
3º) Depois, lave 4 vezes para tirar a soda cáustica, leve ao liquidificador. O ideal é um liquidificador industrial, porque a fibra de bananeira é resistente. Bata até que as fibras virem uma massa, como em um processo de reciclagem.
4º) Com uma tela, vá espalhando a fibra do jeito mais uniforme possível. Depois, é só levar ao sol e esperar secar por umas 4h. Após a secagem é só retirar da tela.
5º) Com a placa de fibra, se risca as pétalas, recorta, prensa e se faz a flor.

A partir daí, o processo é bem parecido com o das folhas “esqueletizadas”, mas como a fibra é mais resistente, dá para riscar com um lápis o contorno das pétalas usando um gabarito. Feito isso, elas vão para a prensa quente para pegar o formato. Aperte bem as flores e depois e só montá-las com arame, que serve para segurar o miolo da flor e amarrá-las com uma linha. São usadas 15 pétalas.

*Matéria originalmente publicada no site oficial do Programa Mais Você, exibido pela Rede Globo. Fonte e fotos [Mais Você]