Veja como tratar diversos problemas de saúde com terapia oriental

É cada vez mais intensa a busca pela qualidade de vida. As pessoas vêm lançando mão de tudo que é possível para atingir o equilíbrio entre o corpo e a mente.

O stress da vida moderna, aliado aos hábitos alimentares pouco saudáveis e a falta de exercícios físicos contribuem para o envelhecimento precoce e o surgimento de vários tipos de doenças.

Atentos a estes fatos, vários profissionais ligados à área da saúde estão se capacitando para oferecer terapias alternativas destinadas à melhoria da saúde da população. Dentre estas terapias, destacam-se as provenientes da cultura oriental.

Estas dicas foram publicadas de modo original no site do Sebrae e podem ajudar a descobrir a melhor técnica para tratamento de diverso tipos de doenças. Confira:

Acupressão
Esta técnica oriental consiste em aplicar pressão em pontos específicos do corpo, chamados pontos de pressão. Melhora a circulação de energia pelo corpo e liberta a tensão acumulada. Baseia-se no mesmo princípio que a acupuntura, mas aplicado com as mãos.
feng
Acupuntura
Cada vez mais popular, esta forma de medicina alternativa envolve a inserção indolor de pequenas agulhas em locais específicos ao longo do corpo, que influenciam diretamente os órgãos internos. Isto contribui para a harmonia do organismo e a cura de diversos problemas físicos.
Algoterapia
Realiza-se através da aplicação de camadas de algas aquecidas na pele. Este tratamento é uma forma de talassoterapia, indicado especialmente para a redução de inflamações e alívio da dor.
Alinhamento Corporal
Este programa consiste numa análise estrutural profunda do corpo, que ajudará terapeutas e médicos a desenvolver os planos de tratamento mais adequados.
Aquecimento Salino
Trata-se de uma massagem na qual o corpo é esfregado com uma solução à base de sal e mistura de óleos, para efeitos de esfoliação e aumento da circulação.
Aromaterapia
Trata-se do uso de óleos e plantas específicas vocacionadas para efeitos curativos. A aromaterapia induz respostas circulatórias, respiratórias e mesmo mentais, por ação do olfato. A maioria dos aromas é derivada de plantas, podendo ser integrada em outros tratamentos, como por exemplo massagens.
Ayurveda
Ayurveda é o nome dado ao uso de tratamentos à base de plantas e óleos aquecidos, juntamente com aromaterapia, meditação e alterações na alimentação, com vista à harmonia interna e externa. Esta prática indiana existe há mais de 5 mil anos, e é adaptada às necessidades específicas e ao estado atual de saúde do paciente.
Banho Celta Romano
Sequência de banhos quentes e frios, através de chuveiros e piscinas, combinados com a permanência em salas quentes e com vapor.
Banho de Água Mineral
Submersão em água de nascentes termais, da qual o paciente retira os benefícios inerentes ao enriquecimento com minerais. Esta deverá conter pelo menos 1,000 microgramas de minerais por litro.
Banho Japonês de Enzimas
O banho de enzimas estimula o metabolismo, ao criar uma réplica da atividade interna de enzimas do corpo. Quando o paciente está imerso no meio bio-ativo, o metabolismo e a circulação são estimuladas, ao mesmo tempo que os órgãos internos podem relaxar uma vez que recebem esse auxílio exterior. É uma experiência relaxante e revigorante.
Basti
Tratamento Ayurveda à base de plantas com vista à purificação.
Bindi
Tratamento corporal que combina esfoliação, aplicação de plantas e uma suave massagem.
Boreh
Um tratamento indicado para melhorar a circulação, ao mesmo tempo que realiza uma limpeza esfoliante. O tratamento Boreh utiliza plantas, óleos e sementes. Este tratamento não é indicado para mulheres grávidas.
 
Cristaloterapia
Exercícios de cura através da energia emitida por quartzo e outros minerais. Tal como o corpo humano, os cristais têm energia electromagnética. O contacto do corpo com estes cristais activa a atracção electromagnética, o que por sua vez equilibra a energia do corpo humano.
Drenagem linfática
Este tratamento ajuda o funcionamento dos nódulos linfáticos, que são os responsáveis pela produção de células sanguíneas e pela manutenção do sistema imunitário. A estimulação da circulação linfática é induzida através de uma massagem, eliminando bloqueios e toxinas. Esta é uma técnica especializada, que só deve ser realizada por terapeutas adequados.
Eletro-estimulação
 É um sistema que emite impulso elétrico para o músculo, promovendo analgesia.
Eletro-Acupuntura
A fusão das duas técnicas, onde são usados pequenos utensílios semelhantes a lápis que conduzem uma corrente elétrica.
 
Eletroterapia
Este tratamento utiliza corrente de baixa voltagem para estimular músculos, ajudar na redução da celulite e também aumentar a eficácia de programas de redução de peso.
Endermologia
Trata-se de uma técnica francesa destinada a minimizar o aparecimento de celulite.
Envolvimento à base de plantas
Tratamento em tudo semelhante ao envolvimento corporal, mas realizado especificamente com substâncias à base de plantas.
Envolvimento Corporal
Consiste num tratamento de desintoxicação, hidratação e/ou de emagrecimento, no qual o corpo é enrolado num tecido justo colado à pele, embebido em substâncias como plantas ou algas (dependendo do objetivo do tratamento específico).
Envolvimento de algas
Tal como os outros envolvimentos, também este consiste na aplicação de um líquido, seguido do envolvimento do corpo por um lençol ou pano. Neste caso específico, trata-se de um gel morno feito à base de algas. Especialmente indicado para a desintoxicação e para revitalizar a pele.
 
Esfoliar e Hidratar
Este tratamento remove células mortas da pele através de uma esfoliação a seco, seguido de uma sessão de hidratação através de loções e óleos.
Esfoliação
Trata-se da remoção da camada superior das células da pele, de forma a expor as novas e saudáveis células que se encontram por baixo. Pode ser feita com uma grande variedade de materiais, desde esponjas, escovas ou máscaras.
Fitoterapia
Consiste no uso de plantas, algas e outras substâncias vegetais para uma vasta gama de terapias que incluem massagem, vapores, envolvimentos e tratamentos nutricionais.
Fototerapia
Utilização da luz e de efeitos luminosos para tratamentos, desde problemas físicos a psicológicos.
Gomage
É o aplicar de loções e cremes no corpo com vista à limpeza e hidratação. As loções contêm geralmente agentes hidratantes e extratos de plantas que removem suavemente células mortas da pele, e são aplicadas em massagens.
 
Henna
Um termo do Médio Oriente que designa pinturas corporais elaboradas, através de belos ornamentos padronizados. As pinturas permanecem no corpo durante cerca de duas semanas.
Herbalismo
Uma forma de terapia ou medicina alternativa que utiliza extratos vegetais para tratar pequenas doenças do corpo e da mente.
Hidromassagem
Massagem subaquática num equipamento próprio, com vários jatos de alta pressão e um chuveiro manual. Ajuda a circulação sanguínea e linfática.
Hidroterapia
Termo que se aplica a todos os tratamentos que utilizam a água como agente primário. A água é geralmente doce, mineral e fresca, em oposição à talassoterapia.
 
Homeopatia
A Homeopatia é a segunda forma de medicina mais usada no mundo. Os pacientes são expostos a doses exatas de materiais naturais que induzem sintomas semelhantes aos da condição a ser tratada, num esforço de combater a doença na sua totalidade, independentemente da quantidade de sintomas diferentes que existem. Os medicamentos homeopáticos também estão disponíveis em estabelecimentos comerciais dedicados à medicina natural.
Ionização
Água do mar ionizada que pode ser inalada ou pulverizada, utilizada frequentemente no tratamento de problemas respiratórios.
Jinn shin do
Tipo de massagem oriental vocacionada para o balanço de energia.
Jinn shin jyutsu
Tipo de massagem oriental vocacionada para o balanço de energia.
Massagem Atlética
Esta massagem foi concebida para aliviar a tensão e dor muscular, habitualmente associadas a práticas desportivas. Pode ser personalizada de acordo com as necessidades concretas e tipos de músculo específicos.
Massagem com Pedras Quentes
São colocados seixos lisos no corpo do paciente, uns quentes e outros frios. Cada seixo é colocado num local específico para aliviar a dor muscular. É também conhecida como Terapia Geotermal.
 
Massagem Tailandesa
Massagem que envolve yoga e acupressão, com o objetivo de corrigir o alinhamento espinhal, ao mesmo tempo que aumenta a energia geral.
Massagem Anti-Celulítica
Consiste na aplicação de uma máscara termal combinada com uma massagem, visando a eliminação ou diminuição da celulite.
Meditação
O ato de acalmar a mente e estimular a concentração na respiração, tendo por objetivo o relaxamento e o foco em algo específico. Esse será então um ponto de partida para a auto-análise com mais clareza, permitindo visualizar e atingir a harmonia física e emocional.
Panchakarma
Tipo de tratamento Ayurveda, direcionado para a limpeza e purificação através de óleos, massagem e meditação.
 
Peeling Glyco
Utilizado habitualmente para tratar rugas e outras marcas do envelhecimento através do uso de ácido alfa-hidróxilo no rosto ou no corpo, o que contribui de uma forma geral para melhorar a aparência, a saúde da pele e das feições do rosto.
Polimento Corporal
Esfoliação de corpo inteiro com um óleo quente que estimula a circulação e remove as células mortas da pele.
Reflexologia
Antiga técnica chinesa que se foca em pontos específicos dos pés que estão ligados a órgãos internos concretos. O objetivo é auxiliar o movimento da energia do corpo numa área particular, libertando o stress como efeito adicional.
Reiki
Técnica de direcionamento de energia, baseada em sal, óleos e água, seguidos de um duche com loções próprias.
Shiatsu
Significa “pressão com os dedos” em japonês. Esta técnica, semelhante à massagem, utiliza a acupressão e direciona-se para o fluxo de energia por todo o corpo.
 
Talassoterapia
Todo o tipo de terapias e tratamentos que envolvem ou se baseiam em algas marinhas ou na própria água do mar. A Talassoterapia assenta os seus muitos benefícios na forte componente mineral e vitamínica da água salgada.
Técnica de Pilates
Treino baseado em movimentos coordenados com técnicas de respiração, direcionada para o aumento da força. Desenvolvido pelo Dr. Joseph Pilates nos anos 20.
Terapia de Massagem
É o manejamento de músculos, da pele e das ligações que libertam a rigidez do corpo, melhorando a circulação e bem-estar gerais.
Terapia Fango
Um tratamento à base de máscara de lama em que o cliente é envolvido em lama vulcânica rica em minerais, e depois num lençol morno. O resultado é o aumento da corrente e circulação sanguínea, relaxamento dos músculos, recuperação do balanço pH, limpeza dos poros da pele e eliminação de toxinas da pele e do corpo.
Terapia Geotermal
A Terapia Geotermal tem como objetivo a harmonização do corpo e da mente, através de uma massagem de reequilíbrio energético e anti-stress, mediante a energia transmitida através das mãos do terapeuta e das pedras. É indicada para o tratamento de sintomas como stress, depressão, baixa auto-estima, dores de cabeça e dores musculares. A Terapia Geotermal não tem contra-indicações e evita que os pacientes abusem de medicamentos, trazendo benefícios quando administrada em conjunto com outras terapias.
 
Tratamento Facial
No geral, um tratamento facial consiste numa massagem ao rosto, complementado por outros procedimentos que visam a limpeza, desintoxicação, esfoliação e hidratação.
Tratamento Facial de Oxigenio
Aplicada localmente ou através de pulverização, o oxigenio é utilizado para revitalizar o colágeno, o que por sua vez, previne a aparição de sinais de envelhecimento prematuro.
Watsu
Realizado por um terapeuta, este método de movimento rítmico é acompanhado de uma massagem específica em pontos de pressão e do alongamento do corpo. O tratamento é realizado em água morna, o que contribui ainda mais para o relaxamento.
Yoga
Em sânscrito, a língua ancestral indiana, o termo “yoga” significa união, referindo-se à união de corpo, mente, respiração e mesmo espírito. Através de uma série de poses, técnicas de respiração e de movimentos lentos, o praticante aumenta a sua força, a sua flexibilidade, a circulação e concentração do corpo e da mente. É recomendado a inúmeras pessoas, desde quem sofre de artrite até mesmo a atletas, e pode ser ensinada de diversas formas, incluindo Hatha, Vnyasa, Kndalini e Ashtanga.
Fonte [sebrae]