Decore a festa junina com chita e reutilize tudo sempre que quiser

Criar a decoração de uma festa junina pode ser menos trabalhoso do que você imagina. A Revista Manequim deu algumas dicas para quem deseja elaborar uma decoração feita em chita.

A ideia é que você construa enfeites que possam ser reutilizados durante os anos seguintes, basta saber guardar tudo de forma correta para que nada se perca. Vamos conferir as dicas?

Alegre o ambiente:

• Encape caixas de sapato com tecido para colocar doces típicos.
• Faça o revestimento de bandejas que você tem em casa e sirva com guloseimas variadas.
• Recorte flores de chita e cole-as em um chapéu de palha. Mergulhe-o em parafina derretida. Deixe esfriar. Enfeite o contorno das flores do chapéu com cola auto-relevo colorida e metálica.

Ofereça muitas gostosuras

Doces comprados prontos (como pé-de-moleque, doce de leite e paçoquinha) são perfeitos para a ocasião. Cada um pode ser colocado dentro de uma fôrma estilizada: recorte uma flor em tecido bem engomado – mais ou menos com o mesmo diâmetro de uma forminha de doce aberta. Levante a aba, modelando a peça, e arrume o doce dentro. Ponha cada forminha de chita sobre um ninho feito de papel crepom, em tons alegres.

Pendure estandartes

Compre oito quadrados de vidro (do tamanho de um azulejo convencional). Use cola branca para grudar a chita sobre um deles. Decore duas das laterais do quadrado com várias fitinhas de cetim. Fixe, com o mesmo tipo de cola, o outro vidro, fazendo uma espécie de sanduíche. Pendure esses estandartes nos cantos da mesa ou no barbante, junto com as bandeirinhas. Fica lindo!

Aplique flores de chita

Recorte as flores da chita, respeitando o desenho do próprio tecido, e cole-as em garrafas de vidro transparentes. Para fazer o arranjo, use arame como base e fixe as flores na ponta (corte-as duas vezes no tecido para fazer frente e verso e coloque entretela no meio para deixá-la armada). Fixe pipocas nos caules de arame. Para fazer o pote vermelho, que guarda amendoim torrado, recorte embalagens de leite longa vida. Lave-as muito bem, seque e faça o revestimento da caixa com tecido. Depois, enfeite com uma flor de chita recortada e colada. Outra ideia é fazer aberturas nas laterais do cachepô de parafina e fixar fitinhas coloridas com alfinetes de bolinha na ponta.

Decore o bolo

Compre o rocambole e embrulhe-o em papel celofone. Por cima, envolva cada pedaço com papel crepom colorido. Finalize amarrando o bolo com uma tira de chita.

Capriche na comilança

Faça um cone de cartolina. Encape com chita. Faça furinhos nas duas laterais (use um furador). Passe uma fita pelos furinhos para fechar o cone. Encha-o de pipoca.

Faça as bandeirinhas

Corte vários retalhos de chita em formato de bandeiras (use uma de papel como molde). Se quiser, aplique entretela dupla face para estruturar o tecido. Por fim, fixe-as num barbante com cola branca e espalhe-os pelo local da festa.

Fonte e fotos [Manequim]

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: