Conheça o artesanato da palha da carnaúba feito no Piauí

A Associação Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel, localizada no extremo norte piauiense, vai vender mais de três mil peças de decoração feitas com palha de carnaúba para a cidade de Peruíbe, em São Paulo. A negociação envolve recursos da ordem de quase R$ 10 mil.

A entidade, que foi criada há 11 anos e conta com a participação de 25 famílias da comunidade de Ilha Grande de Santa Isabel, do município de Parnaíba, produz peças como balaios, redes e utensílios para cozinha com a palha da carnaúba.Este ano, a associação teve aumento no faturamento e na produção.

Segundo a presidente da entidade, Serrate Maria Souza Gonçalves, o saldo positivo deve-se, principalmente, aos treinamentos promovidos pelo Sebrae no Piauí, por meio do Projeto Polos Artesanais. “Com os treinamentos oferecidos pelo Sebrae, melhoramos a gestão do negócio. O curso de associativismo, por exemplo, foi muito importante para consolidarmos o espírito de equipe e cooperação entre todos”, afirma Serrate.

Ela destaca também que a associação tem comercializado mais de cinco mil peças para outros estados.


“Ações do  Sebrae têm permitido o escoamento da produção e o acesso a novos mercados. No próximo ano, realizaremos consultorias tecnológicas para a criação de novos produtos, dando ênfase também à gestão do empreendimento”, informa a analista do Sebrae em Parnaíba, Lúcia Carneiro.
A participação em feiras nacionais e internacionais também tem contribuído para que os produtos da Associação Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel conquistem mais mercados. “O Piauí Sampa e a Mãos de Minas foram ótimas oportunidades para divulgarmos os nossos produtos e para manter contato com empresas compradoras de artesanato”, finaliza Serrate.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com.br/sebraepiaui

Fonte [Sebrae – Agência Sebrae de Notícias]

Sobre a carnaúba:

A carnaúba (Copernicia prunifera), também chamada carnaubeira e carnaíba , é uma árvore da família Arecaceae endêmica no semiárido da Região Nordeste do Brasil. É a árvore-símbolo do Estado do Ceará, conhecida como “árvore da vida”, pois oferece uma infinidade de usos ao homem:
  • As raízes têm uso medicinal como eficiente diurético;
  • Os frutos são um rico nutriente para a ração animal;
  • O tronco é madeira de qualidade para construções;
  • As palhas servem para a produção artesanal, adubação do solo e extração de cera (cera de carnaúba),
  • Um insumo valioso que entra na composição de diversos produtos industriais como cosméticos, cápsulas de remédios, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, ceras polidoras e revestimentos.
A palha da carnaúba também é muito utilizada para desenvolver peças artesanais como cestas,
  • Trançados,
  • Bolsas,
  • Chapéus e
  • Caixas de beleza inigualável e muito apreciada por turistas que visitam a região, tornando-a também em fonte de renda da população local.
A palha da carnaúba também é usada como alimentação animal, estes, em tempo de escassez come as folhas (palhas) das carnaubeirinhas pequenas, chamadas pindoba.
Fonte [Wikipédia]