Como preparar a roupa de quadrilha para meninas e meninos

O mês das festas caipiras já começou e o Brasil inteiro já se mobiliza para comemorar os dias de São João. Que tal aprender a fazer um vestido de festa junina para menina e uma roupa customizada para pular quadrilha para menino?

É o que vamos conferir nos trabalhos abaixo. Confira o Passo a Passo:

Vestido de quadrilha:

Para fazer o vestidinho você irá precisar de: 1 camiseta de malha da criança; 1 ½ m de tecido xadrez 100% poliéster (ou chita estampada); linha de costura na cor do tecido; agulha de mão; 10 m de renda de nylon; 1,5 m de fita de cetim n° 12; papel para molde; tesoura; e fita métrica.

A camiseta será a base do vestido, por isso coloque-a sobre o papel de molde e desenhe a manga. Mas aumente a largura da manga em 50% aproximadamente. Passe para o tecido.

Faça um franzido na cava e prenda com pontos pequenos à mão na cava da blusa de malha que servirá de base. Logo após, franza a barra da manga. Lembrando que como a blusa base é de malha (e ela cede ao vestir), no momento de costurar as partes em tecido, estique levemente a malha para que seja possível vestir sem romper as costuras.

Corte um retângulo de tecido para ser a saia, com aproximadamente 1,40 X 30 m. Franza uma das partes de 1,40 m até ficar da mesma largura que a barra da blusa base. E costure com pontos à mão a saia franzida na barra da camiseta.

Costure a renda na barra da saia, na barra da manga, no decote e onde achar que precisa esconder as costuras ou emendas.

A fita será posicionada na cintura (localizada na emenda da saia com a barra da blusa). Para que o cinto não saia do seu lugar durante o uso, prenda a fita por toda a circunferência da cintura dando pontinhos à mão. E se você quiser pode fazer outra camada de saia, como se fosse um babado. E está pronto seu vestido!

Roupa para pular quadrilha para meninos:

Customizar roupa junina é muito fácil e rápido (Foto: Divulgação)

Se você foi convidado para uma festa junina, mas não tem roupa típica para usar, basta customizar uma roupa e improvisar um traje de caipira, com peças que você já tem em casa. Com retalhos de feltro e um pouco de criatividade você pode improvisar roupas para a família  inteira, desde as crianças até os adultos, e tanto trajes femininos quanto masculinos.

Você pode aplicar estes detalhes juninos em qualquer peça, como vestidos, calças e shorts jeans, camisas, sainhas, bermudas e chapéus. E para customizar um traje caipira para festa junina você irá precisar de: retalhos coloridos de feltro; tesoura; um pedaço de cartolina para fazer o molde de bandeirinha; tesoura; linha de costura (com as respectivas cores dos retalhos de feltro); e agulha de mão.

Comece fazendo o molde das tradicionais bandeirinhas de festa junina (você pode fazer do tamanho que quiser).

(Foto: Divulgação)

Com o molde já ponto, basta transferi-lo para os retalhos de feltro coloridos. Recorte todas as bandeirinhas. Você pode usar quantas quiser em cada peça de roupa caipira ou no chapéu.

(Foto: Divulgação)

Com todas as bandeirinhas já cortadas, basta ir costurando-as (à mão mesmo, assim você pode retirá-las mais facilmente após os festejos juninos e voltar a usar a peça de roupa) por toda a peça da forma que você quiser. Mas lembre-se de usar a cor de linha da mesma cor do feltro da bandeirinha. E está pronta a sua roupa junina customizada!

Fonte vestido [Artesanato Passo a Passo Já]

Fonte roupa menino [Artesanato Passo a Passo Já]

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: