Petit Gateau – Prepare o doce sofisticado que chegou à mesa dos brasileiros

Você conhece o petit gateau? É um doce sofisticado que chegou até à mesa dos brasileiros. Apesar de o nome não ser muito convencional, o preparo não tem segredo e pode ser realizado por qualquer pessoa. Vamos aprender? Confira a receita que só requer sua paciência e dedicação.
Você vai precisar de:
. 250 g de chocolate meio amargo, ralado grosso
. 250 g de manteiga
. 5 ovos
. 5 gemas
. 3/4 de xícara de açúcar
. 3/4 de xícara de farinha de trigo
. 1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente
. Chocolate em pó para polvilhar
. Chantilly para acompanhar
Modo de fazer:

Em um refratário, derreta o chocolate e a manteiga no micro-ondas, em potência alta, por dois minutos, mexendo com uma espátula na metade do tempo. Em uma tigela, bata bem os ovos com as gemas e o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Junte aos poucos a farinha. Adicione o chocolate derretido e as nozes e mexa bem.

Distribua a massa entre dez forminhas de 8 cm de diâmetro e 5 cm de altura, untadas com manteiga. Em uma assadeira grande, leve ao forno moderado (180 °C), pré-aquecido, de 15 a 20 minutos ou até que os bolinhos sequem na superfície mas fiquem cremosos por dentro. Reserve. Desenforme ainda quente e sirva, polvilhado com chocolate em pó, com colheradas de chantilly.

Preparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Bolo
Calorias: 653
Petit gâteau
Foto: Pedro Rubens
Fonte [M. de Mulher]
Você sabia?
Petit gâteau (do francês pequeno bolo, plural: petits gâteaux; pronuncia-se peti gatô) é uma sobremesa composta de um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso servido geralmente acompanhado de sorvete.
A história do petit gâteau é controversa, alguns defendem que ele foi criado na França, outros que foi criado pelo chef francês erradicado em Nova Iorque Jean-Georges Vongetrichten ao errar na quantidade de farinha que usaria na receita de bolinhos. Outra versão diz que o doce foi criado por um aprendiz de chef dos Estados Unidos que aqueceu demais o forno para preparar bolinhos, assim mesmo foram servidos conquistando a apreciação dos clientes.
Acredita-se que a sobremesa foi chegando ao Brasil em 1996 no Brasil. Erick Jacquin, chefe de cozinha francês erradicado em São Paulo trouxe a receita após esta ser desenvolvida pelo também francês Michel Brás. A receita do petit gâteu foi adotada e modificada (de modo que o consumidor pudesse optar por diferentes recheios), por diversos cozinheiros ao redor do mundo.
Fonte [Wikipédia]
O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Petit Gateau – Prepare o doce sofisticado que chegou à mesa dos brasileiros

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: