Dicas de organização do ateliê, por Peter Paiva

Hoje trouxemos dicas importantes para você que já conseguiu montar seu ateliê e já vamos começar com uma pergunta: quanto tempo você perde procurando determinados objetos no seu espaço de trabalho?

Governo lança programa para reconhecimento do trabalho artesão

Dicas de organização de casas

Muitas vezes acabamos produzindo menos do que gostaríamos por falta de atenção à organização do nosso canto. Para evitar isso, começamos com uma dica muito simples: a cada vez que usar, limpe e guarde imediatamente no seu devido lugar. Acredite, mesmo que você ainda não tenha alcançado o sonho de organização, esta dica será muito preciosa. Depois, é só conferir as do Peter Paiva para espantar já a bagunça!

1369255573_21052013_peterpaiva_03

Peter usa caixinhas de madeira para organizar suas fórmulas e ainda os sachês de sabonete líquido, creme hidratante e outros cosméticos líquidos. Você pode encontrar facilmente caixinhas como esta em lojas que fornecem acessórios para artesanato ou mesmo de produtos artesanais. Se conhecer quem trabalha com MDF, que tal mandá-las fazer? Se você trabalha com outras miudezas, como botões, lápis, pincéis ou outros acessórios, pode separar e guardar todos nestas caixas também.

1369255571_21052013_peterpaiva_01

Se o seu forte é, tal como o do Peter, o trabalho com sabonetes, construa uma prateleira para guardar as leiteiras onde você derrete a base glicerinada. Isto vai te dar mais agilidade na hora de derreter a base para fazer os sabonetes. Tenha também, sempre à mão, espátulas luvas e outros acessórios de uso próximo ao fogão.

1369255572_21052013_peterpaiva_02

Como a idéia é nunca perder nada, potinhos plásticos fazem toda a diferença para o trabalho do Peter, uma vez que ele gosta de fazer todos os acessórios decorativos dos sabonetes antes de fazer o sabonete em si. Então aproveite estes potinhos para guardar estas miudezas, separando-as por formas e cores. Como os potes são transparentes, você vai ter sempre em vista aquilo que melhor corresponde com o seu projeto de trabalho, evitando ainda mais desperdício de tempo para fazer o seu artesanato.

1369255578_21052013_peterpaiva_05

Peter tem um jeito todo especial de lidar com suas peças. Ele gosta, por exemplo, de deixá-las alinhadas ao longo da produção: “gosto de trabalhar assim porque no final do dia consigo ter uma noção geral da quantidade de itens que produzi”. Que tal seguir a dica dele para ter sempre em vista a quantidade de coisas que você está fazendo? Isto auxilia a contagem, além de deixar seu trabalho muito mais tranquilizador.

1369255582_21052013_peterpaiva_08

Esta é uma dica preciosa para quem também trabalha com scrapbook! Peter construiu uma tábua de madeira para colocar seus carimbos e depois prendeu-a na parede. Depois, carimbou os motivos de cada carimbo, permitindo melhor visualização e para identificar cada um mais rapidamente. A organização evita que eles se percam no ateliê e também agiliza o processo de pegar, usar e guardar.

1369255584_21052013_peterpaiva_09

E que tal usar gaveteiros de madeira para colocar suas fitas? Assim você aproveita o espaço e garante também que não vai mais perder tempo procurando aquela fita específica. Recorte um pequeno pedaço dela e cole na frente do puxador. Isto vai te poupar muito tempo!

 1369255585_21052013_peterpaiva_10

Se você trabalha com aromas e outras substâncias, que tal organizá-las em caixas e em ordem alfabética? Isto evita que você sempre tenha de ler rótulo por rótulo até achar o que você encontra. Se o caso for potes de tinta, pingue uma pequena gota em cima da tampa e organize-as por tons.


Publicado

em

por