Como faturar dinheiro fabricando velas artesanais

Artesãos de todo o mundo são fortemente atraídos pela confecção de velas, pois são produtos que conquistam qualquer público. Pensando nisso e, principalmente na oportunidade de faturar um dinheiro com a fabricação, o Sebrae e sua competente equipe desenvolveram algumas dicas e sugestões para você que deseja investir neste ramo.

Vamos conferir algumas dicas disponibilizadas no site do Sebrae. Lembre-se: se você deseja obter atendimento de qualidade, vá até uma agência e procure pelos profissionais para buscar orientação de qualidade.

As ideias iniciais do trabalho desenvolvido pelo Sebrae, estão no site oficial. Mas você pode procurar o Sebrae mais próximo de você para saber mais informações a respeito de como obter ajuda de profissionais especializados e melhorar sua renda fazendo velas.

Para saber onde fica o escritório do Sebrae mais próximo de você, ligue 0800 570 0800 ou acesse www.sebrae.com.br/atendimento.

É sempre bom lembrar que o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma agência muito séria que tem sedes na imensa maioria das cidade do Brasil. Possui ações de incentivo ao desenvolvimento de atividades econômicas e todo o Brasil. São projetos que capacitam pessoas para desenvolverem suas habilidades e causarem fomento  na economia em todo o país.

porta velas 02

Mercado:

A vela é um tipo de produto que, com o passar do tempo, vem agregando diferentes formas de aplicação e utilização. Como são produtos de consumo contínuo, pois se esgotam na medida em que são utilizados, a fabricação de velas é reconhecida como uma oportunidade de negócio para os empreendedores.

O nível de concorrência no mercado produtor de velas é bastante expressivo. Por isso, é importante que o empreendedor avalie o campo produtivo em que irá atuar, com a produção de velas comuns e/ou de velas diferenciadas.

É crescente a demanda por velas decorativas e votivas, por exemplo, e as velas comuns têm demanda constante com picos de venda em determinados períodos do ano.

porta velas 01

Entende-se como velas comuns as velas lisas, em diferentes tamanhos. E como velas diferenciadas considera-se as velas que busquem atender um nicho mais específico de mercado como velas votivas, velas aromáticas, velas decorativas, velas coloridas, velas exotéricas, entre outras opções.

Buscando atender a demanda por produtos cada vez mais diferenciados, muitas empresas desenvolvem também linha de velas artesanais.

porta velas 04

O empreendedor deverá, ao elaborar seu plano de negócio, definir qual o seu público-alvo, para planejar adequadamente os produtos a seres fabricados em vistas a atender suas necessidades e expectativas.

Para melhor conhecer o ramo de fabricação de velas, é indicado e importante trocar ideias com empresários e organizações do setor, a fim de evitar erros que podem prejudicar o futuro negócio. Para isto, sugere-se participar de eventos relacionados ao tema ou frequentar associações e similares.

porta vela de laranja com cravo da india

Como diversificar e agregar valor:

Nesse segmento de mercado diversificar é palavra de ordem para ampliar a competitividade da empresa e as chances de sucesso.

porta velas 07

Algumas ideias de produtos que podem representar diversificação e agregar valor aos clientes:
– Pequeno recipiente de parafina com gel;
– Vela aquário;
– Vela em grãos;
– Vela gel;
– Velas temáticas: halloween, dia dos namorados, natal, etc.;
– Vela mosaico;
– Vela produzida na areia;
– Vela surpresa em outras embalagens;
– Velas com essências e cores variadas;
– Velas flutuantes;
– Velas multicoloridas;
– Velas musicais;
– Velas ecológicas;
– Criar embalagens com usos secundários (que não sejam descartadas com o cliente abre e usa as velas).

Enfim, procure produzir velas com as mais variadas formas, essências, efeitos e significados diferenciados visando atingir públicos distintos e finalidades diferentes daquelas inicialmente planejadas, ou seja, velas comuns para uso rotineiro.

O empreendedor deverá estar sempre atento à expectativa dos consumidores e também às tendências de mercado, buscando antecipar suas estratégias às da concorrência.

vela

Fonte e maiores informações, consulte o site oficial do Sebrae clicando aqui.