Como ganhar dinheiro fazendo tapioca

Se você já pensou em ganhar dinheiro preparando quitutes típicos, comece a pensar na possibilidade de fazer tapioca. O site do Sebrae disponibilizou algumas dicas imperdíveis para você que deseja investir neste ramo do mercado. É sempre bom ressaltar que os especialistas recomendam procurar o Sebrae para a montagem de um Plano de Negócios, ele ate ajudará a nortear o seu empreendimento. Confira dicas e informações do Sebrae:

Tal como a rapadura e a feijoada, a tapioca é uma comida típica do Brasil, integrando o patrimônio gastronômico e cultural nacional. Seu consumo entre nós é herança indígena, vinculada a outra tradição alimentar de nossa cultura – a mandioca.

Muito consumida em todo o norte e nordeste brasileiro a tapioca está, aos poucos, marcando a sua presença nos cardápios de todo o Brasil. Cada lugar tem um jeito próprio de fazer esta delícia. Pode ser salgada ou doce e o recheio incluir ingredientes como banana, chocolate, camarão, carne-de-sol, conforme o gosto do freguês, mas a mais tradicional é feita com coco e queijo.

Produto saboroso, de rápido consumo e principalmente barato, seja como substituta do lanche vespertino, ou do jantar, a tapioca que era uma iguaria típica do norte e nordeste, virou coqueluche em outras regiões do Brasil. A cada dia surgem novos pontos especializados na venda do produto, as chamadas Tapiocarias, cujo carro-chefe é a venda de tapioca com recheios inusitados e outros produtos a base de mandioca a reboque do sucesso.

A seguir relacionamos algumas dicas ao empreendedor que pretende atuar no ramo de tapiocaria:

  • A tapioca vendida em uma loja comercial ou num quiosque de shopping precisa ter uma qualidade superior àquela vendida em carrocinhas e ambulantes. Esta diferenciação pode ser obtida pela qualidade dos ingredientes e pela variedade de recheios. O cardápio deve apresentar uma variedade de recheios doces e salgados e, se possível, com receitas exclusivas. Também é muito simpático disponibilizar uma caixinha de sugestões, para o cliente propor novos recheios.
  • Mantenha o padrão de qualidade e uniformidade do produto;
  • Invista na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente. Treine, motive e supervisione adequadamente a sua equipe.
  • Procure fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: comunicação de promoções, novos produtos e serviços etc;
  • A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento, principalmente, no início das atividades do negócio;
  • Observe os aspectos legais que envolvem o empreendimento, tais como impostos incidentes e legislação trabalhista pertinente;
  • Acompanhe as variações de receita e controle os custos do seu negócio com rigor.

Em relação a diversificação, o empreendedor poderá avaliar a oportunidade de vender ou mesmo produzir outros produtos à base de tapioca. Dentre eles o pão de tapioca, salgados de tapioca recheados, churros de tapioca, cones de tapioca (Tapiocone) Pizza de Tapioca, Pudim ou Quindim de Tapioca, etc.
Devido à preferência do cliente em consumir uma tapioca sempre fresquinha feita “na hora”, em geral as vendas são realizadas na própria loja, trailer ou barraca de feiras livres. Isto exige um ponto comercial e um bom atendimento aos clientes. Assim, a melhor forma de distribuição do produto é a própria tapiocaria, onde a tapioca é consumida ali mesmo ou embalada para viagem.
Mais informações? Visite o site do Sebrae.