Dá para ganhar dinheiro cultivando flores? Confira

O site do Sebrae possui uma infinidade de ideias para quem deseja abrir um negócio. Por exemplo, se você se dá bem com o cultivo de flores, já pensou em plantar para vender?

Dizem os especialistas do Sebrae que “o comércio de flores, apesar das novas tecnologias de produção oferecerem o produto final em todas as estações e meses do ano, apresentam consumo mais acentuado em algumas datas comemorativas, tais como dia dos namorados, dia das mães, dentre outras datas especiais.”

Mas e o mercado consumidor? “O mercado de flores no Brasil é menor que em muitos países como, por exemplo, Estados Unidos e alguns países da Europa, em geral. Contudo, este é um mercado que apresenta um grande potencial de crescimento caracterizado pelo surgimento de novos pólos geográficos regionais de produção, aumento das exportações e do consumo interno.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA,(2008) o Cultivo de Flores no país ainda caracteriza-se como uma atividade típica de pequenos produtores. Estima-se a existência de aproximadamente sete mil produtores de flores que cultivam 7.500 hectares em 304 municípios brasileiros.

O principal pólo produtor brasileiro é São Paulo destacando-se a cidade de Holambra, seguido por Minas Gerais, Rio grande do Sul e Santa Catarina. Outros estados do Nordeste, como por exemplo, Ceará, Alagoas, Pernambuco e Bahia também começam a ampliar a produção de flores.

As flores de corte são responsáveis por 29% do Cultivo de Flores do país e as flores em vaso por 13%. Dentre as flores de corte, a principal espécie produzida no Brasil é a rosa, ocupando entre 25% e 30% da área total plantada.”

rosas

 

Quais são as matérias-prima?

“Sementes: As sementes podem ser importadas, compradas de fornecedores nacionais ou coletadas.

Substratos: Os substratos devem apresentar alta capacidade de armazenamento de água, ser poroso com o intuito de facilitar a aeração. Deve ser estável ao longo do tempo, ter alta capacidade de absorção, estar livre de patógenos, pragas, sementes de plantas infestantes e substâncias nocivas ao desenvolvimento das plantas.

Produtos utilizados no substrato: casca de acácia, casca de arroz, adubo químico, esterco de galinha, casca de pinus, esterco de gado, turfa, xaxim, palha de arroz, areia e etc.

Produtos fitossanitários : fungicidas, acaricidas, e inseticidas.”

Produtos e mercadorias a serem comercializadas:

Flores diversas para venda a distribuidores ou floriculturas;

Vasos com flores;

Mudas e botão.

flores hortências secas

 

“Para o empreendedor do ramo de Cultivo de Flores aumentar sua probabilidade de sucesso, seguem algumas dicas:

  • Visitar feiras e congressos do setor proporciona a atualização e o conhecimento das tendências.
  • Analisar em que fatores a empresa pode ser mais competitiva e implementar as respectivas ações ;
  • Projetar para produzir o ano todo;
  • Antes de investir no negócio, ter uma clara projeção de custos de investimento e capital de giro suficiente para suportar o primeiro ano da atividade e uma possível expansão no ano seguinte;
  • Investir em assistência técnica, que para este negócio é um fator de fundamental importância. Economizar neste item pode arriscar todo o empreendimento;
  • Supervisionar de perto o negócio. O ramo de Cultivo de Flores e exige supervisão e mão de obra qualificada;
  • Atentar-se aos detalhes como, por exemplo, lavar implementos e caçambas que tenham sido utilizados em locais fora da área de cultivo, pois podem trazer consigo restos de substratos contaminados;
  • Investir na capacitação dos trabalhadores;
  • Ficar atento à quantidade de herbicida utilizada para que não haja contaminação do solo e da água evitando o comprometimento do cultivo de determinadas espécies de flores no futuro.”

Fonte [Sebrae]